Time
Atlético Paranaense é superado pelo Palmeiras na estreia no Brasileirão 2016
Na estreia do Campeonato Brasileiro de 2016, o Atlético Paranaense foi superado pelo Palmeiras. Atuando no Allianz Parque, o time paulista fez 4 a 0 e garantiu os primeiros pontos na competição. Em um jogo marcado pelas reclamações com a arbitragem, o Furacão teve Léo expulso e terminou com um jogador a menos. Na próxima semana, o Rubro-Negro enfrenta o Dom Bosco, pela Copa do Brasil, e o Atlético Mineiro, pelo Brasileirão.
O jogo
Com o retorno dos jogadores que foram poupados contra o Dom Bosco, o técnico Paulo Autuori repetiu quase a mesma escalação que venceu o Coritiba, na final do Campeonato Paranaense. O time rubro-negro iniciou o confronto em São Paulo bem postado. As principais chances ofensivas aconteceram com Nikão e Ewandro.
Porém, o Palmeiras abriu o placar aos 18 minutos. Gabriel Jesus cruzou rasteiro para Róger Guedes que completou para o gol. A bola ainda desviou em Thiago Heleno, mas o zagueiro não conseguiu cortar. Aos 36 minutos, o árbitro aplicou o segundo cartão amarelo para Barrios, por simulação de falta, mas voltou atrás e marcou infração a favor do Palmeiras.
Logo no início do segundo tempo, o time paulista fez mais um. Aos 20 segundos, Cleiton Xavier cruzou da esquerda e Gabriel Jesus tocou no canto de Weverton. O Palmeiras ampliou aos sete minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Thiago Martins fez de cabeça.
O técnico Paulo Autuori fez duas alterações na equipe atleticana, colocando Pablo e Hernani para as saídas de Vinícius e Jádson. Mas em outro lance polêmico, o Furacão ficou com um jogador a menos. Gabriel Jesus trombou com Léo e Paulo André, o árbitro marcou falta do lateral e aplicou o segundo cartão amarelo.
Com superioridade numérica, o Palmeiras conseguiu marcar o quarto gol aos 41 minutos. Gabriel Jesus recebeu livre na entrada da área e bateu no alto.
O Furacão tem o próximo desafio na quarta-feira (18), contra o Dom Bosco (MT), na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Já pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético Mineiro, também em casa, no domingo (22), às 11h.
Ficha técnica: Palmeiras 4×0 Atlético Paranaense
Campeonato Brasileiro – Primeira rodada
Data: 14/05/2016 [sábado]
Horário: 16h [horário de Brasília]
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ, ASP-FIFA)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ, ASP-FIFA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ, ASP-FIFA)
Atlético Paranaense: Weverton; Léo, Thiago Heleno, Paulo André e Sidcley; Otávio e Jadson (Hernani, aos 14’ do 2º T); Ewandro, Vinícius (Pablo, aos 13’ do 2º T) e Nikão; Walter.
Técnico: Paulo Autuori
Cartões amarelos: Paulo André, Walter, Léo, Nikão
Cartão vermelho: Léo
Palmeiras: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales, Jean e Cleiton Xavier (Moisés, aos 24’ do 2º T); Róger Guedes (Rafael Marques, aos 39’ do 2º T), Gabriel Jesus e Lucas Barrios (Alecsandro, aos 28’ do 2º T).
Técnico: Cuca
Gols: Róger Guedes, aos 18’ do 1º tempo; Gabriel Jesus, aos 20 segundos do 2º tempo; Thiago Guedes, aos 7’ do 2º tempo e Gabriel Jesus, aos 41’ do 2º tempo.
Cartões amarelos: Lucas Barrios
Público total: 33.629
Renda: R$ 2.078.159,34