Time
Artilheiro do time fora de casa, Vinícius é uma das esperanças de gols do Furacão no Morumbi
Seis gols fazem de Vinícius o vice-artilheiro do Atlético Paranaense na temporada. À frente dele, só André Lima, com nove. Mas nem mesmo o atacante consegue superar o meio-campista quando o assunto é fazer gols fora de casa. Feito que o camisa 29 já conseguiu cinco vezes e que o torna o principal goleador do time longe de Curitiba em 2016. Faro de gol que fazem dele uma das esperanças do Furacão para balançar as redes adversárias no duelo deste fim de semana. Às 21h de sábado (11), o Rubro-Negro estará na capital paulista, onde encara o São Paulo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Duelo que será realizado no Estádio do Morumbi.
"Acredito que vivo uma boa fase quanto a fazer gols", avalia Vinícius. "Até metade deste ano, marquei mais gols que no ano passado inteiro [em 2015, Vinícius fez quatro gols quando atuava pelo Fluminense]. Como atuo no meio campo, sempre tento chutar de fora da área ou mesmo pisar na grande área, porque às vezes a bola pode sobrar ali para que você possa fazer os gols. E, nessas horas, tem que ficar atento", diz.
Atenção que tem dado certo. No último gol, contra o Botafogo, pela terceira rodada do Brasileirão, aproveitou a sobra após uma disputa na grande área. Meses antes, no primeiro dele com a camisa do Furacão, também mostrou oportunismo. Apareceu na pequena área para anotar o gol do jogo na vitória sobre o ex-clube, pela abertura da Copa da Primeira Liga [veja a lista completa logo abaixo].
"Nosso time tem tentado de todas as maneiras chegar ao gol nas partidas", enfatiza o jogador. "Neste nosso último jogo [vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, em casa], o Deivid foi muito feliz. Na mesma partida, tive duas oportunidades no primeiro tempo e quase fiz de fora da área. Acho que esse é um dos fatores positivos da nossa equipe", completa o camisa 29, que projeta o próximo desafio como visitante.
"Esta semana cheia será muito boa para nós. Com certeza, o Paulo [Autuori, técnico] vai ajeitar a equipe para, quando chegar o jogo contra o São Paulo, estarmos 100% fisicamente e em relação a nossa proposta", encerra.
Os artilheiros do Rubro-Negro fora de casa na temporada 2016
1) Vinícius: 5 gols
2) André Lima: 3 gols
3) Deivid: 2 gols
3) Marcos Guilherme: 2 gols
Os gols de Vinícius quando o Furacão foi o visitante em 2016
Gol 1
27 de janeiro de 2016
Fluminense 0x1 Atlético Paranense
1ª rodada da Copa da Primeira Liga
Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Como foi: Aos 25 minutos da etapa final, o camisa 29 foi para a área para completar o cruzamento de Eduardo para o gol. Concluiu o lance na pequena área para garantir a vitória.
Gol 2
21 de fevereiro de 2016
Cascavel 2×2 Atlético Paranaense
5ª rodada do Campeonato Paranaense
Estádio 14 de Dezembro, em Toledo (PR)
Como foi: Mais uma assistência de Eduardo, mais um gol de Vinícius. Desta vez de cabeça, aos 23 minutos de partida.
Gol 3
6 de março de 2016, domingo
Londrina 1×1 Atlético Paranaense
8ª rodada do Campeonato Paranaense de 2016
Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina (PR)
Como foi: Aos 14 minutos do segundo tempo, Vinícius foi o encarregado da cobrança de falta que foi parar no canto esquerdo do goleiro londrinense Marcelo Rangel. Primeiro gol de falta do time na temporada, que garantiu o empate no jogo.
Gol 4
11 de maio de 2016, quarta-feira
Dom Bosco (MT) 2×2 Atlético Paranaense
Jogo de Ida da Segunda Fase da Copa do Brasil de 2016
Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Como foi: Vinícius anotou o tento aos 30 minutos de jogo, o primeiro do duelo. Recebeu a bola da esquerda, ajeitou e, de fora da área mesmo, mandou de pé esquerdo no ângulo do goleiro Jefferson, do Dom Bosco.
Gol 5
25 de maio de 2016, quarta-feira
Botafogo 2×1 Atlético Paranaense
3ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016
Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Como foi: O primeiro gol de Vinícius em Brasileiros com a camisa do Rubro-Negro foi mais um daqueles em que o jogador mostrou oportunismo. Após uma disputa de bola na grande área, o meio-campista aproveitou passe de Thiago Heleno para marcar.