Time

Goleiro da melhor defesa, Weverton é também o mais eficiente na hora de armar os ataques

Que a habilidade de Weverton debaixo das traves o coloca entre os principais goleiros do país, ninguém duvida. Afinal, desde que chegou ao Atlético Paranaense, em 2012, já são 96 partidas em que ele saiu de campo sem ser vazado [nove no Campeonato Brasileiro de 2016]. Mas poucos talvez se atentem à importância que o camisa 12 tem também nas ações ofensivas do time, como na saída com os pés e nas reposições de bola. Em 27 rodadas do Brasileirão, ele é o arqueiro mais eficiente na hora de repor a bola em jogo.
 
Os dados são do site Footstats, que apontam Weverton como o que tem mais acertado lançamentos na atual edição do Nacional. Após a vitória atleticana por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, já são 157 vezes que o goleiro lançou a bola para o ataque e ela ficou com o domínio de um companheiro. Média de quase seis acertos por partida. Vitor, do Atlético Mineiro, com 146 lançamentos certos, e Danilo, da Chapecoense, com 143, fecham o pódio dos melhores no fundamento.
 
Ainda quando o assunto é ter a bola nos pés, Weverton também é referência na hora que é acionado pelos colegas de time para sair jogando lá de trás com os volantes ou defensores. De acordo com o Footstats, ele é o terceiro goleiro do Nacional com o maior número de acerto de passes neste Brasileirão. Em 21 partidas, foram 285 que chegaram ao destino correto. Vanderlei, do Santos, com 366 acertos em 26 duelos, e Magrão, do Sport, com 309 em 23 partidas, são os primeiros.
 
Convocado pelo técnico Tite para mais dois jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Weverton retoma nesta quarta-feira (28), no CAT do Caju, a agenda de treinos com o Furacão para a partida deste fim de semana, contra o Santos, pela 28ª rodada do Brasileirão. A partida começa às 16h, na Vila Belmiro, em Santos (SP). Dono da melhor defesa do torneio, com 23 gols sofridos [média de 0,85 por jogo], o Rubro-Negro busca uma vitória para se aproximar ainda mais das primeiras posições.
 
Com 42 pontos ganhos, o Furacão ocupa o sexto lugar do Brasileiro 2016. Está a três pontos do grupo que hoje estaria garantido na Libertadores 2017. O Santos é o quarto colocado, com 45 pontos. Palmeiras [54 pontos], Flamengo [53] e Atlético Mineiro [49] são os três primeiros. O G4 também pode virar G5, caso uma mesma equipe vença a Copa do Brasil.

 
Skip to content