Clube

Na história: Título atleticano do Campeonato Brasileiro completa 15 anos

Nesta sexta-feira (23), o Atlético Paranaense comemora 15 anos de um dos feitos mais importantes da sua história. Desde 2001, o dia 23 de dezembro nunca mais foi esquecido pelos torcedores rubro-negros. Dois dias antes do Natal daquele ano, o Furacão vencia o São Caetano e conquistava o título do Campeonato Brasileiro. O feito colocou o Atlético no seleto grupo dos vencedores do principal torneio do país.
A campanha do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro de 2001 foi irretocável. Em 31 jogos, a equipe conquistou 19 vitórias, seis empates e foi derrotado apenas seis vezes. O aproveitamento do Furacão no campeonato foi de 67,74%. O ataque rubro-negro marcou 68 gols e a defesa sofreu 45.
Após a segunda colocação na primeira fase, o Atlético Paranaense deixou para trás São Paulo, nas quartas de final, e Fluminense, na semifinal. Na decisão da competição, o Furacão venceu o São Caetano duas vezes. Na primeira partida, no Caldeirão, vitória atleticana por 4 a 2. No jogo decisivo, nova vitória, desta vez em São Caetano do Sul, por 1 a 0.
Os artilheiros do Atlético Paranaense no Brasileirão daquele ano foram Kleber Pereira e Alex Mineiro, ambos com 17 gols. Souza [6 gols], Adauto [5 gols] e Ilan [4 gols] vieram logo atrás.
O Site Oficial do Furacão traz uma matéria especial com os campeões brasileiros daquele ano, que citam partidas inesquecíveis da primeira fase. Jogos que foram fundamentais para a conquista atleticana.

 
Ficha técnica: São Caetano 0 x 1 Atlético Paranaense 
Campeonato Brasileiro de 2001: Final – Segundo jogo
Data: 23/12/2001 [domingo]
Local: Estádio Anacleto Campanella [São Caetano do Sul]
Árbitro: Carlos Eugênio Simon 
São Caetano: Silvio Luiz; Mancine, Daniel, Dininho e Marcos Paulo (Müller); Simão, Serginho (Bechara), Adãozinho e Esquerdinha (Marlon); Anaílson e Magrão. Técnico: Jair Picerni.
Técnico: Jair Picerni. 
Atlético Paranaense: Flávio; Alessandro, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa (Igor) e Fabiano; Cocito (Pires), Kleberson e Adriano; Kléber (Souza) e Alex Mineiro.
Técnico: Geninho.
Gol: Alex Mineiro (Atlético / 21’do 2º tempo)
Skip to content