Time
Paulo Autuori destaca desafios atleticanos na temporada e projeta amistoso diante do Peñarol
A temporada do Atlético Paranaense terá início nesta quarta-feira (25). O Amistoso Internacional, diante do Peñarol [Uruguai], será a estreia rubro-negra no ano. A partida acontece no estádio atleticano, às 20h. Clique aqui e saiba como garantir seu lugar.
O duelo, além de apresentar o novo elenco aos torcedores, servirá como preparação da equipe para os desafios na Conmebol Libertadores Bridgestone e no Campeonato Paranaense.
Na tarde desta terça-feira (24), o técnico Paulo Autuori participou da primeira entrevista coletiva do ano. Na Sala de Imprensa do CAT Alfredo Gottardi, o treinador falou sobre os reforços, as expectativas do Furacão na temporada e os últimos ajustes da equipe para o Amistoso Internacional.
Confira, abaixo, os principais pontos da entrevista de Paulo Autuori:
Amistoso Internacional
“Vamos aproveitar o jogo amistoso de amanhã (25). Será uma excelente oportunidade, contra uma equipe tradicional uruguaia, que já tem quatro semanas de trabalho. Nós completaremos 13 dias. Então, há uma diferença notória. Será o único jogo antes de estrear na Conmebol Libertadores Bridgestone, mas contra um adversário fortíssimo”.
Escalação para o Amistoso Internacional
“Tenho algumas dúvidas em função dos treinos e alguns jogadores, que têm sentido. Vamos fazer um rodízio nas laterais e amanhã [quarta-feira] todos vão jogar: Jonathan, Léo, Sidcley e Nicolas. O Jonathan e o Nicolas devem começar. Na defesa, também existirá um rodízio, mas a princípio começam Thiago [Heleno] e Paulo [André]. O Lucho joga, em uma função diferente da que jogou ano passado. Pablo sim, Nikão sim e Luis Henrique sim. E talvez o João Pedro, se ele puder jogar. Se ele não jogar, provavelmente o Gedoz”.
Mobilização da torcida
“Público é sempre bom. O futebol é isso. Queríamos ter todos os jogos com grande público. Infelizmente, o futebol brasileiro não permite isso. Mas fazer o jogo com a casa cheia é motivante e todos ganham. Para nós, será ótimo rever a nossa torcida”.
Preparação para a Conmebol Libertadores Bridgestone
“Qualquer equipe que tenha que disputar essa primeira eliminatória terá dificuldades no tempo de treino e na quantidade de jogos realizados antes de começar um jogo tão exigente quanto esse do Millonarios”.
Campeonato Paranaense
“Em relação a isso [pouco tempo de preparação], a equipe que vai estrear no Paranaense será com jogadores basicamente formados no Clube. Neste momento, é impensável para nós utilizarmos a equipe completa. Em alguns momentos, quando a equipe estiver habilitada em termos físicos, poderá fazer dois jogos em um curto espaço de tempo. Mas neste momento, é impensável colocar os jogadores em dois jogos em sequência”.
Manutenção da base da equipe
“Já temos uma base e uma maneira de jogo. Nos treinos, a equipe já mostrou que não perdeu nada das ideias que aplicamos no ano passado. Aqueles que chegaram, estamos tentando colocar as ideias claras para que entrem o mais rápido possível na equipe, para criarmos um equilíbrio”.
Jogadores recém-contratados
“Temos tido muito cuidado com esses jogadores, pela metodologia usada aqui, que é uma rotina dentro do Atlético Paranaense. É um cuidado para não ter qualquer tipo de problema, em termos de lesões, e para que tenham uma perfeita adaptação”.
Grafite e Carlos Alberto
“Não participarão [do jogo amistoso contra o Peñarol]. Eles estão treinando em período integral. Para nós, o mais importante é que eles treinem. Teríamos que abrir mão de alguns treinos, que serão importantes para eles no futuro”.
Felipe Gedoz
“Ele está apto a fazer as duas funções. Se o João [Pedro] não começar o jogo, ele [Gedoz] irá começar ‘por dentro’. Mas conversamos e ele gosta de jogar pelo lado esquerdo”.
João Pedro
“O João, desde o ano passado, tem me chamado bastante a atenção pela maturidade que já demonstra, apesar de ter completado apenas 20 anos. E merece uma oportunidade”.
Lucho González
“O Lucho é um jogador que vai ocupar a posição que era do Hernani. Pelo seu estilo, aceleramos mais o jogo. Mas temos que dar uma resposta muito forte. Temos que trabalhar o dia a dia com uma intensidade física muito grande e todos têm que estar preparados”.