Clube
CAP homenageará Dia Internacional da Síndrome de Down
Comemorado no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em todos os países-membros da Organização das Nações Unidas [ONU]. A data simbólica se refere aos três cromossomos 21, que caracterizam a pessoa que possui a trissomia do cromossomo 21 [21/3].
O objetivo do dia é conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas com a síndrome, para que elas possam viver plenamente e dignamente como membros participativos na sociedade.
Antes da partida entre CAP e Cascavel, um grupo de pais e crianças com Síndrome de Down passarão uma faixa de conscientização ao redor do campo. Além disso, 11 crianças que possuem a síndrome entrarão em campo com os atletas atleticanos para participar do momento de execução dos hinos. Também será realizada a ação de chute a gol com as crianças.
[fonte: www.movimentodown.org.br]
A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com Síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.