Time

Com o Furacão em Caracas, Paulo Miranda passa ao elenco a experiência vivida no futebol venezuelano

Caracas (Venezuela) – O Atlético Paranaense atuará pela primeira vez na história contra uma equipe venezuelana. O adversário será o Caracas, pelas oitavas de final da Conmebol Sul-Americana. A partida de ida acontece às 19h30 desta quarta-feira (19), no Estádio Olímpico, em Caracas.
Para um profissional atleticano, jogar na Venezuela não é novidade. O ex-jogador e atual coordenador de Suporte aos Atletas Profissionais, Paulo Miranda, atuou no país durante seis meses. Na temporada 2009/2010, Paulo defendeu o Anzoátegui, da cidade de Puerto La Cruz.
"Eu estava inclusive no Atlético, recuperando-me de uma cirurgia, quando recebei a proposta para jogar na Venezuela. No primeiro momento, ficou aquela dúvida, até porque futebol não é o primeiro esporte do país. Mas pesquisei bastante, conversei com algumas pessoas e aceitei", relembrou. "Fiz vários jogos, fui capitão e pude conhecer outro lado da Venezuela", completou Paulo Miranda.
Concentrado em Caracas com a delegação rubro-negra, o profissional procura passar ao atual elenco um pouco do que viveu no país. "Vamos encontrar muitas dificuldades. O futebol na Venezuela evoluiu e hoje a própria seleção já bate de frente com as demais. O Caracas é uma equipe tradicional da Venezuela e que sempre traz jogadores estrangeiros. É um time aguerrido e precisamos ter todos os cuidados, porque não será fácil", alertou.
Paulo Miranda defendeu o Furacão como jogador nas temporadas 1997 e 1998. Fez parte da equipe que conquistou o título do Estadual em 1998. Voltou ao Clube em 2016 e atuou como auxiliar técnico.
Mesmo em outra função, segue passando a experiência vivida como atleta. "Sempre converso com alguns jogadores, para passar o que já vivi. Sabemos que hoje os times venezuelanos já estão em outro patamar, mas se a nossa equipe jogar como jogou contra o Peñarol, temos grandes chances de sair com o resultado positivo daqui", disse.
O estádio em que o Furacão atuará também não será novidade para Paulo Miranda. "Eu joguei no Estádio Olímpico contra o Caracas. E, apesar da torcida não ficar tão próxima do gramado, sempre lotam as arquibancadas e apoiam muito. O time e a torcida estão muito mobilizados para este jogo", concluiu.
A reprodução das fotos é proibida, salvo prévia autorização por escrito do CAP.