Time
Junior Barranquilla: Saiba mais sobre o adversário atleticano na final da Conmebol Sul-Americana
A final da Conmebol Sul-Americana será entre Atlético Paranaense e Junior Barranquilla. O time colombiano garantiu a vaga na decisão do torneio na noite desta quinta-feira (29), após eliminar o Santa Fé, também da Colômbia.
Para chegar até a final da Conmebol Sul-Americana, o Junior passou por quatro fases. Como disputou a fase de grupos da Libertadores, ficando na terceira colocação do Grupo 8, atrás de Palmeiras e Boca Juniors, o time colombiano entrou diretamente na segunda fase.
O primeiro clube eliminado pelo Junior Barranquilla foi o Lanús, da Argentina. Após derrota por 1 a 0 fora de casa e vitória pelo mesmo placar em casa, a vaga veio nos pênaltis. Na sequência, eliminou mais dois argentinos: Colón e Defensa y Justicia.
Na semifinal, assim como o Furacão, o Junior Barranquilla venceu os dois confrontos. O adversário foi o Santa Fe [Colômbia]. Como visitante, vitória por 2 a 0. Na noite de quinta-feira (29), triunfo em casa, por 1 a 0.
O clube
O Junior Barranquilla foi fundado em 7 de agosto de 1924, mesmo ano de fundação do Atlético Paranaense. A equipe acumula sete títulos colombianos da Primeira Divisão, o último deles em 2011.
São 14 participações na Libertadores e outras cinco na Conmebol Sul-Americana. O Junior manda seus jogos no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, com capacidade para quase 50 mil torcedores.
A trajetória na Conmebol Sul-Americana
Segunda fase: Lanús 1×0 Junior Barranquilla / Junior Barranquilla 1 (3) x (2) 0 Lanús
Oitavas de final: Junior Barranquilla 1×0 Colón / Colón 1×1 Junior Barranquilla
Quartas de final: Junior Barranquilla 2×0 Defensa y Justicia / Defensa y Justicia 3×1 Junior Barranquilla
Semifinal: Santa Fe 0x2 Junior Barranquilla / Junior Barranquilla 1×0 Santa Fe
Campanha
8 jogos: 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
9 gols marcados
5 gols sofridos