Clube

Vinícius: “Minha espera foi recompensada”

No dia do goleiro, o jornalista Maurício Mano preparou uma reportagem especial com o camisa um do Furacão, Vinicius. Revelado no Atlético Paranaense, o atleta está no clube há quase 10 anos e é um dos principais responsáveis pela campanha do Rubro-Negro no Estadual 2008.

 
 Vinicius está no Furacão desde 1999
 Foto: Site Oficial CAP

O Atlético tem hoje, a defesa menos vazada do Campeonato Paranaense. Em 23 partidas na competição a equipe sofreu apenas 11 gols. Um dos responsáveis pelo ótimo rendimento da defesa rubro-negra é o goleiro Vinícius, titular da equipe em todos os jogos nesta temporada. Porém, a titularidade e o bom desempenho em campo não vieram de forma fácil para o goleiro de Marechal Cândido Rondon.

Treinando no CT do Caju desde 1999, o jogador passou por todas as categorias de formação do clube até chegar ao profissional em 2005. Porém, em três anos na equipe principal, Vinícius não teve uma seqüência de jogos como titular. Antes da chegada do técnico Ney Franco, foram apenas 14 jogos disputados, incluindo amistosos e partidas pela equipe B do Furacão.

 
 Vinicius: "Posição de goleiro é difícil"
 Foto: Site Oficial CAP

Todas as adversidades na carreira não foram suficientes para fazer Vinícius desistir. Durante o tempo em que ficou sem jogar, o goleiro terminou a faculdade de Educação Física e se dedicou muito nos treinamentos. "Eu fiquei praticamente três anos sem jogar. Mas sempre tive paciência e aprendi que a posição de goleiro é assim mesmo. A cada dia eu treinava pensando como se estivesse jogando. A principal virtude nesse tempo todo foi a minha paciência e a consciência que tive, sabendo que eu estava fazendo tudo certo", relembrou.

Nos anos em que ficou na equipe profissional, Vinícius conviveu com goleiros como Diego, Cleber, Tiago Cardoso, Guilherme e Navarro Montoya. Todos foram titulares e já não estão mais no clube, mas Vinícius lutou e conseguiu assumir a camisa 1 da equipe rubro-negra. "A minha espera foi recompensada e hoje estou colhendo os frutos do que eu plantei, principalmente nesses anos que estou no profissional. As dificuldades você reconhece depois que passa e tudo isso está me ajudando nessa fase", ressaltou o goleiro.

 
Vinicius: "O Ney é responsável pelo meu sucesso"
Foto: Site Oficial CAP

No tempo em que ficou como reserva, Vinícius nunca desanimou. A força de vontade chamou a atenção do técnico Ney Franco, que no final do ano passado colocou o jogador como titular da equipe. Vinícius reconhece a participação do treinador no seu sucesso. "Ele apostou e confiou em mim. Se hoje eu estou jogando, devo muito a ele, porque me ajudou muito e me deu confiança quando eu entrei. O Ney é responsável pelo meu sucesso hoje", revelou.

Não foram poucas as vezes que Vinícius saiu de campo aclamado pela torcida atleticana e eleito pela imprensa como melhor em campo. O objetivo conquistado deixa contente o goleiro atleticano. "Sempre que saio dos jogos me passa o filme do tempo que fiquei treinando e o suor que dediquei nos treinamentos. Isso é sempre um motivo para eu me dedicar mais no dia-a-dia e também nos jogos", analisou.

 
 Goleiro promete trabalhar ainda mais
 Foto: Site Oficial CAP

Porém, quem pensa que o goleiro se acomodou com a titularidade está enganado. Vinícius continua sendo um dos primeiros a chegar ao campo e um dos últimos a ir embora durante os treinamentos. "Se eu continuar me empenhando e me esforçando como sempre trabalhei a tendência é continuar crescendo. Quero melhorar cada vez mais, porque se eu me acomodar as coisas vão parar de acontecer", concluiu Vinícius.

 

Skip to content