Clube
Ação celebrou Dia Mundial da Conscientização do Autismo na decisão do Estadual
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, foi lembrado antes da partida final do Campeonato Paranaense, neste domingo (8). Pais e crianças integrantes da União de Pais pelo Autismo [UPPA] entraram no gramado do estádio atleticano antes do jogo e foram saudados pela torcida atleticana.
Allan Rodrigo Chaves, pai do Fernando, de 8 anos e membro da UPPA, agradeceu a oportunidade de divulgar a causa e as iniciativas da instituição.
“É uma ação muito importante, porque abrange um público muito grande, para a conscientização de quem ainda não sabe o que é o autismo, que é uma situação pouco visível. São crianças iguais a qualquer outra, só com um pouquinho de diferença nessa questão do contato e da socialização”, disse.
A ação deste domingo (8) foi organizada pela FUNCAP, com apoio da UPPA. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas [ONU], em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
O autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista [TEA], são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde [OMS]. No Brasil, o número passa de 2 milhões de pessoas.