Clube
Bicampeão invicto! Título estadual de 1930 completa 92 anos
Uma gloriosa página da história rubro-negra completa 92 anos nesta quarta-feira (28). No dia 28 de dezembro de 1930, o Athletico superou o Coritiba, por 3 a 2, na antiga Baixada, e conquistou o bicampeonato estadual de forma invicta!
Foi a consagração de um timaço que teve o domínio absoluto do futebol paranaense por dois anos, com craques que se tornaram imortais na história do Furacão.
Na defesa da meta rubro-negra, Alberto Gottardi, o “keeper das defesas espetaculares”, contava com o apoio da dupla de zaga formada por Anjolilo e Borba. Na linha de frente, Levoratto, Urbino, Marreco e Zinder Lins eram o pesadelo das retaguardas adversárias.
A campanha de seis vitórias e apenas um empate teve 21 gols marcados e 11 sofridos. Uma temporada curta, que ficou marcada por uma interrupção de três meses, devido à Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas à presidência do Brasil.
Em amistosos, o Rubro-Negro massacrou o Caxias, campeão catarinense, com uma impiedosa goleada por 10 a 1, em Joinville. E jogando em casa, derrotou por 1 a 0 o poderoso Corinthians, então recém-aclamado como “campeão dos campeões”.
O título foi garantido com uma rodada de antecedência, com a vitória por 3 a 2, de virada, em um clássico debaixo de muita chuva. Zinder, Marreco e Levoratto marcaram os gols do Furacão e garantiram a festa na Baixada.
Para comemorar a conquista, Zinder Lins escreveu a poesia que se tornaria o hino do Club Athletico Paranaense. Uma belíssima homenagem ao time de sangue forte, que vestiu a camisa rubro-negra por amor.
Na história: Athletico Paranaense 3×2 Coritiba
Campeonato Paranaense 1930: 7ª rodada
Data: 28/12/1930 (domingo)
Local: Estádio Joaquim Américo
Athletico Paranaense: Alberto; Anjolilo e Borba; Juca, Falcine e Guaxupé; Levoratto, Marreco, Urbino, Zinder e Nestor
Gols: Zinder, Marreco e Levoratto
Coritiba: Rei; Cuka e Pizatto; Jorge, Parras e Contin; Ludelino, Ângelo, Emílio, Staco e Carnieri
Gols: Carnieri e Pizatto
Comentários