Time
Campeão do Sul! Furacão Sub-20 goleia Marcílio Dias e levanta a taça na Ligga Arena
A Copa Sul Sub-20 é da piazada do Caju! O Athletico goleou o Marcílio Dias por 4 a 1, nesta quinta-feira (21), e levantou o troféu na Ligga Arena. Um título inédito, que consagra uma grande campanha do Furacão.
Na final desta quinta (21), o time rubro-negro começou arrasador. Logo aos 4’, Lima recebeu pela direita e cruzou na área. Sorriso disputou com a zaga, levou a melhor e deixou para Marcos Vinícius, que tocou para Felipe Chiqueti. O atacante bateu forte, de primeira, para colocar o Furacão em vantagem!
O pressão athleticana continuou e, aos 10’, Leo Ataíde tocou para Sorriso, que mandou para Felipe Chiqueti. Ele abriu na esquerda para Lima, que cruzou na área. Leo Ataíde chegou batendo firme, marcando 2 a 0 para o Athletico!
Mas o Marcílio Dias não se entregaria facilmente. O time catarinense equilibrou a partida e conseguiu descontar aos 36’, quando Pedro Henrique recebeu pela direita, tentou o cruzamento na área, mas acabou mandando direta para o gol.
No segundo tempo, o ritmo do jogo diminuiu. O Athletico chegava com menos frequência ao ataque, mas também não dava espaços ao adversário.
O cronômetro já marcava 33’ quando Lima tocou para Kauê, que devolveu com um toque em profundidade. Lima chegou em velocidade e cruzou na área. E lá estava Felipe Chiqueti, que entrou tocando de peito para a rede!
E ainda teve mais. Aos 44’, Felipe Chiqueti tocou na esquerda para Juliano Santini. Ele avançou com a bola dominada, entrou na área e encheu o pé. Uma bomba, na gaveta, para fechar a goleada e garantir a conquista do troféu!
O técnico João Correia escalou o Furacão com: Matheus Soares; Leo Ataíde, Marcos André, Fábio Lucas e Veiga; Riquelme, Marcos Vinícius (Guilherme Back) e Lima; Felipe Chiqueti, Sorriso (Biro) e Kayke (Kauê) (Juliano Santini).
Caminhada rumo à taça
Esta foi a primeira edição da Copa Sul Sub-20, competição que ingressou neste ano no calendário oficial de competições de base. Participaram dos seis primeiros colocados do Paranaense Sub-20 e dos seis primeiros colocados do Catarinense Sub-20.
Os representantes do Paraná foram Athletico, Azuriz, Coritiba, FC Cascavel, Operário e Patriotas. Os de Santa Catarina foram Avaí, Brusque, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz e Marcílio Dias.
O Athletico iniciou no Grupo B, ao lado das outras equipes paranaenses. Na primeira fase, os confrontos foram com os times catarinenses, que formaram o Grupo A.
O Furacão foi o primeiro colocado de sua chave, com 16 pontos conquistados em seis partidas. Foram cinco vitórias e um empate, com 23 gols marcados e seis sofridos. Nas quartas de final, passou pelo FC Cascavel e nas semifinais superou o Operário.
O Marcílio Dias foi o primeiro colocado no Grupo A, com dez pontos. Na sequência, eliminou o Avaí nas quartas de final e o Criciúma nas semifinais.
A primeira partida da decisão entre Athletico e Marcílio Dias foi disputada em Itajaí (SC) e terminou empatada em 0 a 0. E com a goleada desta quinta (21), por 4 a 1, o Rubro-Negro assegurou o título regional.
A CAMPANHA DO TÍTULO
12 jogos
8 vitórias
3 empates
1 derrota
37 gols marcados
12 gols sofridos
Primeira fase
06/09 – Hercílio Luz 0x3 Athletico
14/09 – Athletico 5×0 Avaí
20/09 – Marcílio Dias 1×3 Athletico
28/09 – Athletico 2×2 Brusque
08/10 – Athletico 6×1 Criciúma
12/10 – Figueirense 2×4 Athletico
Quartas de final
19/10 – FC Cascavel 0x2 Athletico
25/10 – Athletico 2×2 FC Cascavel
Semifinal
05/11 – Operário 3×2 Athletico
10/11 – Athletico 4×0 Operário
Final
18/11 – Marcílio Dias 0x0 Athletico
21/11 – Athletico 4×1 Marcílio Dias
Fotos: José Tramontin/athletico.com.br
Comentários