Time
Em tarde de golaços, Furacão goleia o Grêmio e sobe na tabela do Brasileiro Sub-17
A equipe sub-17 do Athletico Paranaense venceu o Grêmio por 4 a 1 na tarde desta quinta-feira (9) no Miniestádio do CAT Caju. Grande apresentação do jovem time rubro-negro, de belos gols, e que valeu uma posição acima na tabela do Campeonato Brasileiro Sub-17.
A vitória da Piazada do Caju foi construída com um gol de Dudu, outro de Arthur Dias e um doblete de João Cruz. Acácio anotou o gol do Grêmio no duelo, válido pela sexta rodada do Grupo B. Restam agora três jogos para o término da primeira fase da competição.
O Furacão é o terceiro colocado do Brasileiro Sub-17, com 13 pontos conquistados em 6 partidas. Palmeiras (18 pontos), São Paulo (15) e Santos (12) são os outros times que estão na zona de classificação para a segunda fase.
Primeiro tempo
Duas equipes bem-organizadas taticamente, que deram poucos espaços para a construção ofensiva do adversário. O Rubro-Negro teve mais o controle do jogo, ficou mais tempo com a bola. Teve as principais oportunidades.
O time athleticano abriu o placar aos 29 minutos. Dudu aproveitou a indecisão da zaga do Grêmio, acreditou na jogada e ganhou a disputa na bola aérea. Serviu Sorriso, que enganou os marcadores e devolveu na medida para Dudu, de cara para o gol, finalizar com precisão para abrir o placar.
O empate gremista foi em um lance pouco comum e de rara felicidade para a equipe visitante. Bola alçada pelo Grêmio na área do CAP. O zagueiro athleticano Fábio Lucas recuou de cabeça para Maksym, que deu o rebote ao deslizar no gramado molhado. Acácio, do Grêmio, ficou com a sobra e, com o gol livre, chutou para empatar.
Segundo tempo dos golaços!
Jogo sob chuva. Duas equipes bem eficientes na marcação. Difícil furar bloqueio, entrar na área adversária. Mas o Athletico Paranaense mostrou que tem recursos para a tarefa. E chegou à vitória por 4 a 1 com três golaços.
Aos 16 minutos, o zagueiro Arthur Dias recebeu a bola na região do círculo central e conduziu para o ataque. Da intermediária, ele arriscou o chute de perna esquerda. Na gaveta! O arremate foi parar no ângulo esquerdo do goleiro gremista. Sem chances.
Dez minutos depois, um contra-ataque de almanaque do Furacão. Do campo de defesa, Sorriso puxou o time para frente.
Acionou Dudu, que passou para João Cruz. Então com uma bela finta, João Cruz trouxe para dentro e finalizou de canhota no ângulo direito de João Vitor, arqueiro do Grêmio. Golaço!
A essa altura, o Grêmio passou a se atirar mais ao ataque. Deu espaço. E certamente viu que isso não foi uma boa ideia. Aos 38 minutos, em outra aula de saída em velocidade, o Furacão trabalhou a bola com Guilherme Back, Dudu e João Cruz. A finalização de João Cruz foi uma pintura, por cobertura, na saída do goleiro adversário.
Final de jogo. Vitória do Athletico Paranaense por 4 a 1 e uma posição acima na tabela.
Agenda
Depois da partida desta quarta-feira (9), os jovens talentos da equipe sub-17 do Athletico Paranaense voltam a campo na próxima segunda-feira (14).
O desafio também é pelo Campeonato Brasileiro da categoria, desta vez contra o Palmeiras. A partida começa às 15h na Arena Barueri, na Grande São Paulo (SP).
Também na próxima semana, na quarta-feira (16), o Rubro-Negro enfrenta o Aruko pela segunda fase do Campeonato Paranaense Sub-17. O duelo começa às 10h30 da manhã no Miniestádio do CAT Caju.
O Campeonato Brasileiro Sub-17
Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2019, o Campeonato Brasileiro Sub-17 é disputado por 20 equipes. Não há acesso ou rebaixamento. As equipes mais bem colocadas do Ranking Nacional de Clubes (RNC) na CBF participam da competição.
O Athletico Paranaense participou de todas as edições. O melhor desempenho foi em 2019, quando terminou com o vice-campeonato. Em 2022, o CAP Sub-17 foi o quarto colocado.
Para o campeonato de 2023, podem atuar jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 2006. A competição começou em 4 de julho.
Nesta primeira fase, o Furacão está no Grupo B, ao lado de Atlético Goianiense, Bahia, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo. Jogos em turno único, dentro do grupo.
As quatro equipes mais bem colocadas do Grupo B e as quatro equipes mais bem colocadas do Grupo A vão para a segunda fase. E aí, nova divisão em dois grupos. Turno e returno. Os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal.
Na semifinal, dois jogos. Ida e volta. Decide em casa quem tiver feito melhor campanha até aqui. O melhor na soma do placar agregado vai para a decisão.
A decisão do Brasileiro Sub-17 de 2023 será em jogo único, previsto para o dia 24 de outubro. O mando de campo será da equipe que tiver feito a melhor campanha da competição até então.
Ficha técnica
Quarta-feira, 9 de agosto de 2023
Athletico Paranaense 4×1 Grêmio
Campeonato Brasileiro Sub-17 | Grupo B | Rodada 06
Local: Miniestádio do CAT Caju, em Curitiba (PR)
Início do jogo: 15h00
Árbitro: Elvio Kertelt Legnani (PR)
Assistente 01: Leandro Polli Glugoski (PR)
Assistente 02: Bruno Fernando Aparecido Rohling (PR)
Quarto árbitro: Maykon Brito de Freitas (PR)
Athletico Paranaense: Maksym; João Gomes, Fábio Lucas (Kauan Stabelini, aos 9min do 2ºT), Arthur Dias e João Vitor Disaro; Dayvisson, Lucas Marezi (Kauã Rocha, aos 40min do 2ºT) e Guilherme Back; Dudu Kogitzki, João Cruz (Davi Alves, aos 45min do 2ºT) e Sorriso ©.
Técnico: Rodrigo Bellão
Gols: Dudu, aos 29min do 1ºT (1×0); Arthur Dias, aos 16min do 2ºT (2×1); João Cruz, aos 26min do 2ºT (3×1); João Cruz, aos 38min do 2ºT (4×1).
Cartão amarelo: Guilherme Back, aos 15min do 2ºT; Kauã Rocha, aos 42min do 2ºT.
Grêmio: João Victor; Vitor Ramon, Kauã Costa, Fred e Luan; Camilo (Zortéa, aos 23min do 2ºT), Artur Júnior (Tiago, aos 40min do 2ºT) e Riquelme (Gabriel Passos, aos 32min do 2ºT); Acácio (Juninho, aos 32min do 2ºT), Alysson © (Lucas Berrutti, aos 40min do 2ºT) e Guga (Emerson Azevedo, aos 23min do 2ºT).
Técnico: Ruimar Kunzel
Gol: Acácio, aos 41min do 1ºT (1×1).
Cartão amarelo: Acácio, aos 11min do 2ºT.
Resultados da rodada: Campeonato Brasileiro Sub-17
Grupo B | Rodada 06
Terça-feira, 8 de agosto
São Paulo 3×0 Santos
Quarta-feira, 9 de agosto
Athletico Paranaense 4×1 Grêmio
Fortaleza 0x2 Palmeiras
Quinta-feira, 10 de agosto
15h00: Goiás x Cruzeiro
Quarta-feira, 23 de agosto
15h00: Bahia x Atlético Goianiense
Fotos: Cahuê Miranda/athletico.com.br
Comentários