Time

Especial: Renan Lodi completa 21 anos de idade e exalta amor pelo Furacão

Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial

A semana começa de uma forma especial para o lateral-esquerdo Renan Lodi. Nesta segunda-feira (8), ele completa 21 anos de idade! Amanhã (9), focado em mais um duelo da Conmebol Libertadores, o jogador comemora sete anos da chegada ao CAT Alfredo Gottardi.

Renan Lodi nasceu em Serrana (SP), a pouco mais de 300 quilômetros da capital paulista e cresceu ao lado dos avós paternos. Começou a jogar bola em uma escolinha de futsal, aos nove anos. Com 11, teve as primeiras experiências no campo, na cidade de Ribeirão Preto.

Dois anos depois, desembarcou em Curitiba e atuou no Trieste. Um dia após completar 14 anos de idade, Renan Lodi começou a escrever a história em vermelho e preto. Com passagens pelas equipes Sub-15, Sub-17 e Sub-19, fez a estreia como profissional diante do Grêmio, no Brasileirão de 2016, com apenas 18 anos.

Na temporada seguinte, o lateral ainda voltou a atuar pelo time Sub-19 athleticano. Mas, em 2018, viu a carreira mudar de forma avassaladora. Renan começou o ano na equipe de Aspirantes e ajudou na conquista do Campeonato Paranaense. No segundo semestre, virou titular do time principal e levantou a taça da Conmebol Sul-Americana.

Realizando sonhos a cada dia, Renan Lodi nunca escondeu a gratidão e o respeito pelo Athletico Paranaense. Em cada partida pelo Furacão, dedica-se ao máximo para retribuir tudo o que recebeu nos últimos sete anos de vida.

“Eu sempre falo para as pessoas que estão mais próximas de mim, que eu só penso no Athletico. Cada vitória da equipe é uma vitória pessoal para mim também. Fico feliz de ter esse clube no coração e posso falar, tranquilamente, que sou um torcedor rubro-negro”, revelou.

No dia em que a equipe principal athleticana realiza o último treinamento antes da partida contra o Tolima, pela quarta rodada da Conmebol Libertadores, o Site Oficial traz uma entrevista especial com o aniversariante Renan Lodi. O lateral falou sobre o momento especial que vive, os sonhos que tem na carreira e o carinho que recebe dos torcedores.

Site Oficial: Um dia depois de completar 14 anos, você chegou ao CAT. Como foi esse teu início, tão novo, mas já podendo iniciar a formação em um clube da Primeira Divisão?
Renan Lodi: Eu cheguei aqui no dia 9 de abril de 2012. Como morava em Curitiba, já tinha ido à Arena ver um jogo contra o Ceará, em 2011. Então, quando eu entrei aqui, lembrei disso tudo e pude ver de perto jogadores que estavam naquele jogo. A única coisa que eu pensava era em chegar ao profissional. Sempre que dava, eu subia para o campo ver os treinos, sonhando para que chegasse a minha hora.

Site: E quais foram os principais obstáculos que você enfrentou?
Renan: No começo eu ligava muito para casa, sentia muitas saudades. Chorava e falava que queria voltar. Era difícil, até mesmo por ser uma criança. Mas eu tinha esse sonho e sabia que precisava ter calma. Passei pelo Sub-15 e Sub-17. Depois fiquei pouco tempo no Sub-19 e já subi para o profissional. Tive boas atuações e depois voltei. O técnico já era o Tiago Nunes. Foram seis meses e depois veio a oportunidade nos Aspirantes.

Site: Como foi esse momento em que você retornou ao time Sub-19, mesmo depois de já ter atuado pela equipe principal?
Renan: Eu pensava muito sobre isso. Mas meu empresário sempre me falou para ter calma, porque a minha hora ia chegar e o Clube estava fazendo tudo para o meu bem, para me preparar da melhor forma. E também tinha o Sidcley e o Nicolas, que estavam jogando no profissional. No Sub-19, estava o Tiago Nunes, que também me passou muita tranquilidade. Vi que aquilo era para a minha evolução, tive calma e esperei minha hora chegar.

Site: Você ficou mais de cinco anos morando no CAT. Dá para considerar tua segunda casa?
Renan: Com certeza. Tem muita coisa que me marcou aqui dentro. Desde o início, tenho uma ótima relação com todo mundo. Não só com os jogadores, mas com todos os funcionários do CAT, principalmente as funcionárias da cozinha, que vivem junto o nosso dia a dia. E ainda sigo com essa boa relação. Sei que aqui tenho amigos e me sinto bem.

Site: Como você define a temporada de 2018, que te colocou em outro patamar dentro do Clube?
Renan: Foi um ano que ficará guardado para sempre na minha vida, foi uma espécie de avalanche. Fomos campeões da Taça Caio Júnior e depois conquistamos o título Paranaense, dentro da nossa casa. E no final, pude fechar com chave de ouro, com o título sul-americano. Para quem tinha apenas 20 anos, colocar o nome na história do Clube foi muito importante e não tem como esquecer toda essa caminhada.

Site: Com sete anos de Athletico, o que representa hoje o Clube para você?
Renan: Tudo. Eu me sinto muito feliz vestindo essa camisa. Aqui pude ganhar dinheiro desde pequeno, para poder ajudar a minha família e conquistar as minhas coisas. Por isso, e por todo o carinho que recebo aqui, quero sempre honrar o Athletico. Um dos meus sonhos sempre foi poder retribuir um pouco do que o Clube fez por mim. E no dia a dia, sinto que estou conseguindo fazer isso. Eu me entrego muito dentro de campo sempre.

Site: Dá para dizer que o Renan Lodi é um torcedor rubro-negro?
Renan: Eu sempre falo para as pessoas que estão mais próximas de mim, que eu só penso no Athletico. Cada vitória da equipe é uma vitória pessoal para mim também. Fico feliz de ter esse clube no coração e posso falar, tranquilamente, que sou um torcedor rubro-negro.

Site: É uma semana especial para você, poder completar mais um aniversário aqui dentro, na véspera de uma partida importante da Conmebol Libertadores?
Renan: Eu sonhava com muita coisa, mas foi tudo muito rápido. Hoje [segunda-feira], completo 21 anos de idade. Amanhã [terça-feira], faço sete anos da minha chegada ao Clube. Então, o meu melhor presente será seguir ganhando e permanecer nessa primeira colocação da Libertadores, que sempre falei que era um sonho para mim. Quem sabe eu possa coroar tudo isso com um gol ou uma assistência. Estou me preparando para isso.

Site: E como tem sido o contato com o torcedor, principalmente na rua?
Renan: Eu comentei isso com a minha esposa esses dias. Antigamente, ia bastante ao shopping e muita gente nem me reconhecia. Alguns até sabiam quem eu era, mas não tinha muito pedido de foto. Hoje, já está bem mais difícil sair na rua e não ser reconhecido. No mercado, no shopping, as pessoas me encontram e agradecem por tudo o que está sendo feito. E esse reconhecimento é muito legal. Não tem preço.

Site: Em um ano tão especial, com um calendário recheado de competições importantes, onde o Athletico pode chegar?
Renan: Nós trabalhamos sempre para sermos campeões e fazermos uma excelente temporada. Tivemos uma ótima vitória contra o Boca Juniors, que repercutiu muito, mas não podemos acomodar. Vivemos isso no ano passado e precisamos estar sempre com os pés no chão, trabalhando forte, para as coisas continuarem acontecendo naturalmente. Mas tem tudo para ser mais um ano especial do Clube.

Site: Completando 21 anos de idade, titular da equipe principal e marcando o nome na história do Clube, quais sonhos o Renan Lodi ainda tem?
Renan: Eu sonho em colocar o Athletico cada vez mais no alto, sendo campeão de tudo que for possível. Quero ser campeão da Libertadores, campeão mundial, que é o objetivo do Clube. Daqui para frente, tenho certeza que o Athletico vai seguir crescendo, por tudo o que vem sendo feito aqui dentro. Então, é um orgulho viver essa evolução. Muita gente fala também sobre Seleção Brasileira. Mas não fico pensando nisso, deixo nas mãos Deus.

Site: O Athletico foi derrotado no primeiro jogo da Conmebol Libertadores pelo Tolima. O que esperar desse novo confronto, agora no Caldeirão?
Renan: Sabemos que a equipe do Tolima tem jogadores fortes na frente, um atacante muito rápido e uma bola parada muito boa. E estamos nos preparando para tudo isso. É um time qualificado, mas dentro de casa somos fortes. Nossa torcida ajuda do início ao fim e temos que seguir em busca de grandes vitórias, para avançar.

Comentários