Time

Furacão já derrotou o Boca! Veja os detalhes do jogo de 46 anos atrás

Créditos: Reprodução Diário da Tarde / Acervo da Biblioteca Pública do Paraná

A partida histórica da próxima terça-feira (2), pela Conmebol Libertadores, será o reencontro entre Athletico Paranaense e Boca Juniors após 46 anos. O primeiro duelo entre o Furacão e a equipe argentina aconteceu em 1973, pela Taça Atlântico Sul, e terminou com vitória rubro-negra por 2 a 1.

No dia 29 de janeiro de 1973, no Estádio Belfort Duarte [atual Couto Pereira], o Athletico e o Boca se enfrentaram pela segunda rodada do torneio internacional, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol. Além do Furacão e do time argentino, também participaram Grêmio, Avaí e os uruguaios Peñarol e Nacional.

O Rubro-Negro do técnico Waldemar Carabina contava com o lateral-esquerdo Júlio, o meia Sérgio Lopes e os atacantes Madureira e Buião. No Boca, as estrelas eram o goleiro Enrique Vidallé, o volante Carlos Pachamé, o meia Osvaldo Potente e o atacante Enzo Ferrero, todos com passagens pela Seleção Argentina.

O Athletico vinha de uma derrota de 2 a 1 para o Peñarol, na estreia. O Boca liderava a competição após duas vitórias no Brasil: 4 a 1 sobre o Grêmio e 3 a 1 no Avaí. Mas o favoritismo do “Azul y Oro” ficou do lado de fora do gramado e o Furacão conquistou uma merecida vitória de virada.

Aos 16’ de jogo, um gol de Ferrero, em uma jogada em que a defesa athleticana parou pedindo impedimento, colocou o Boca na frente. Mas o Rubro-Negro chegou ao empate ainda no primeiro tempo, com um belo gol. Aos 40’, Madureira lançou para Babá, que rolou para Torino bater forte, de primeira, no canto esquerdo.

Na segunda etapa, o Athletico dominou o adversário, em uma noite inspirada de Buião e Madureira. Mas o gol só saiu aos 36’, quando Renatinho bateu falta e Madureira desviou para a rede: Furacão 2 a 1!

A vitória sobre o gigante argentino reabilitou o Rubro-Negro na competição, mas acabou sendo o único triunfo athleticano na Taça Atlântico Sul. O Athletico terminou o torneio na quinta posição. O campeão foi o Peñarol.

Na história: Athletico Paranaense 2×1 Boca Juniors
Copa Atlântico Sul – 2ª rodada
Data: 29/01/1973
Local: Estádio Belfort Duarte, em Curitiba (PR)
Árbitro: José Luiz Barreto
Assistentes: Wander Moreira e Plínio Duenas

Athletico Paranaense: Neuri; Vanderley, Almeida, Di e Júlio; Sérgio Lopes, Torino e Renatinho; Buião, Madureira e Babá (Liminha).
Técnico: Waldemar Carabina.
Gols: Torino, aos 40 do 1º tempo; e Madureira, aos 36’ do 2º tempo.

Boca Juniors: Vidallé; Malbernat, Mouzo, Rogel e Ovide; Pachamé, Romero e Potente; Ferrero, Curioni e Guerini (Galleti).
Técnico: Rogério Domingues
Gol: Ferrero, aos 16’ do 1º tempo

Comentários