Clube
Furacão reuniu profissionais de todas as categorias para workshop sobre o Modelo de Jogo CAP
O que se vê em campo, quando o Athletico Paranaense entra para disputar uma partida independente da categoria, é fruto de muito trabalho, dedicação e esforço. Mas não é só isso. O que está ali dentro das quatro linhas é uma ideia de jogo voltada para o Clube, pensando nas tendências mais modernas e respeitando sempre a história construída em quase 96 anos.
Os títulos do Furacão nas últimas temporadas são fruto de um trabalho silencioso e diário de muitas pessoas que, por vezes, não são reconhecidas pelo grande público. Mas o Clube sabe que o diferencial é continuar investindo em capacitação e treinamento constante dessas pessoas que lideram tanto o nosso jeito de jogar como os nossos jogadores. É isso que faz com que o projeto seja consistente e duradouro.
Nesta semana, durante três dias, o Furacão realizou o primeiro Workshop de 2020 com o tema: Modelo de Jogo CAP. Idealizado pela Diretoria de Futebol athleticana, o evento discutiu diversos assuntos técnicos, táticos e metodológicos, com o objetivo de seguir evoluindo e padronizando as ações no CAT Alfredo Gottardi.
Com participação de quase 100 profissionais, o workshop envolveu três núcleos do futebol rubro-negro (Desenvolvimento Técnico-Metodológico, Performance e Saúde Esportiva e Gestão e Educação) e contou com as apresentações de todos os treinadores e auxiliares técnicos do CAP sobre o Modelo de Jogo e suas fases. Foram tratados assuntos como organização defensiva e ofensiva, transição defensiva e ofensiva e os princípios e sub-princípios de cada fase, finalizando o evento com uma atividade prática.
“A ideia surgiu em função de termos vários professores e profissionais novos no Clube e eles precisavam entender os conceitos e a expertise existente no Modelo de Jogo CAP”, explicou Marcos Biasotto, gerente dos núcleos de Desenvolvimento Técnico–Metodológico e Performance e Saúde Esportiva. “Fomentamos a reflexão e a troca de ideias. O mais importante é que eles saíram do workshop com a consciência de transformar as metas estabelecidas no modelo institucional em objetivos claros para os atletas de todo o Clube”, completou.
Para Eduardo Barros, atualmente treinador da equipe de Aspirantes e auxiliar técnico do time principal, os últimos dias foram extremamente importantes para que o Clube siga evoluindo também dentro de campo. “Foi uma enriquecedora oportunidade de alinhamento, aprendizado e crescimento para todos os profissionais. Eventos como esse permitem o compartilhamento, integração e debate de todos os conceitos do que chamamos de Jogo CAP”, apontou.
“O Athletico tem identidade, valores e filosofia de jogo muito bem definidos. E a construção dessa equipe deve se dar da iniciação à equipe principal, passando por todas as Categorias da Formação. Então tenho segurança de que um evento dessa magnitude e importância, que envolveu quase 100 colaboradores do CAP, é mais uma ação pioneira de um clube que tem como um dos seus ventos a Inovação”, acrescentou Barros.
Coordenador de Modelo de Jogo e Metodologia do Treinamento, Leandro Floriano exaltou as vantagens de um evento reunindo todos os profissionais de todas as categorias do Furacão. “É uma iniciativa para reforçar as ideias que permeiam nossa forma de jogar do jeito CAP em todas as categorias. É fundamental que todos saibam os princípios que norteiam nossas equipes em campo, quais comportamentos queremos desenvolver nos nossos atletas e qual nossa identidade no futebol. O Athletico sai na frente ao proporcionar momentos de discussão e aprendizado aos seus profissionais, visando qualificar ainda mais o processo de formação de jogadores de excelência”, garantiu.
Créditos: Cahuê Miranda e Fabio Wosniak/Site Oficial
Comentários
RENATO BRUNI
5 anos
ROBINSON MACHADO
5 anos