Clube

Goleada do Furacão de 1949 sobre o Coritiba completa 70 anos nesta quarta

A saga do Furacão de 1949, o timaço que legou a alcunha que o Athletico Paranaense leva até hoje, está completando sete décadas em 2019. E um dos jogos emblemáticos dessa campanha aconteceu há exatamente 70 anos.

No dia 7 de agosto de 1949, o Rubro-Negro conquistou sua maior vitória no principal clássico estadual: 5 a 1 sobre o Coritiba, em pleno estádio Belfort Duarte, casa do rival. E quem viu garante que não foi apenas uma goleada, mas uma das apresentações mais impressionantes de uma equipe na história do futebol paranaense.

O Rubro-Negro começou o Estadual de 1949 arrasador. Chegou à última rodada do primeiro turno com vantagem na liderança. Havia marcado ao menos quatro gols em cada um dos cinco jogos anteriores e já tinha ganhado o apelido de Furacão. Mas como em todo Athletiba, o favoritismo importava pouco, ainda menos no campo do rival.

Porém, o que se viu foi um espetáculo da equipe comandada pelo técnico Motorzinho. O time athleticano foi praticamente perfeito e liquidou o rival com uma avalanche de gols e atuações de gala dos craques Jackson Nascimento e Rui Gottardi.

O jogo estava equilibrado até a metade do primeiro tempo, quando o Furacão passou a dominar totalmente o rival. A defesa alviverde já estava atordoada pela pressão athleticana quando, aos 30’, Rui fez grande jogada pela direita e tocou para Jackson, que bateu sem chances para o goleiro.

A partir daí, foi uma avalanche. Aos 32’, Jackson colocou Cireno na cara do gol: 2 a 0. Aos 34’, foi a vez de Rui acertar um chutaço, que bateu na forquilha antes de estufar a rede: 3 a 0 no final da primeira etapa.

No segundo tempo, o Coritiba tentou reagir, mas o Furacão chegou aos 4 a 0 aos 27’. O artilheiro Neno desta vez foi o garçom e após uma bela jogada serviu para Rui marcar. O adversário descontou aos 37’, com Fedato.

Ainda restava o golpe de misericórdia, descrito dessa forma pelo jornal Diário da Tarde: “Jackson assinalou o quinto tento aos quarenta e quatro minutos, depois de fintar quase toda a defesa coritibana, em espaço menor de dois metros… Um grande goal, por sinal!”.

Com a goleada por 5 a 1, o Athletico ampliou sua liderança e deixou encaminhado o título da temporada. O troféu seria conquistado em novembro e o apelido Furacão nunca mais seria esquecido pela torcida rubro-negra.

Na história: Coritiba 1×5 Athletico Paranaense
Campeonato Paranaense 1949: 1º turno – 6ª rodada
Data: 07/08/1949
Local: Estádio Belfort Duarte, em Curitiba (PR)
Árbitro: João Afonso Mendes

Coritiba: Hamilton; Renê e Fedato; Merlin, Sanford e Gouveia; Babi, Miltinho, Cezar, Toni e Paulinho.
Gol: Fedato, aos 37′ do 2º tempo

Athletico Paranaense: Laio; Délcio e Valdomiro; Valdir, Wilson e Sanguinetti; Viana, Rui, Neno, Jackson e Cireno.
Gols: Jackson, aos 30′ do 1º tempo e aos 44′ do 2º tempo; Cireno, aos 32′ do 1º tempo; Rui, aos 34′ do 1º tempo e aos 27′ do 2º tempo 

Comentários