Time

Goleada e troféu! Há 67 anos, Furacão fez 6 a 3 no clássico e conquistou torneio

Créditos: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Poucas vezes o aniversário do Athletico foi tão comemorado quanto em 1954. A festa foi no dia 27 de março, um dia após o clube completar 30 anos de fundação. E teve goleada no clássico, troféu para a galeria rubro-negra e muita alegria nas arquibancadas do Caldeirão.

O Torneio João Todeschini não era uma das principais competições da temporada – um triangular preparatório para o Campeonato Paranaense, disputado por Athletico, Coritiba e Água Verde. Mas a maneira como a taça foi conquistada justificava os festejos.

A campanha com 100% de aproveitamento em quatro jogos foi encerrada com uma jornada épica. O Athletiba na antiga Baixada foi eletrizante, teve uma incrível virada e terminou com o placar de 6 a 3 para o Furacão!

Antes, o Athletico havia vencido por duas vezes o Água Verde (4×3 e 2×0) e derrotado o rival na histórica partida em que o jovem atacante Erádio marcou quatro vezes no triunfo por 4 a 3. Para ficar com o título, bastava um empate no jogo de volta contra o Coritiba. 

Mas quando o árbitro apitou o início da partida, parecia que as coisas iriam se complicar. Max abriu o placar para o Coritiba. Sano empatou, mas ainda no primeiro tempo Max anotou mais um para eles. E logo no começo da etapa final, Periquito fez o terceiro.

Com o rival vencendo por 3 a 1, começou a reviravolta. Erádio marcou o dele (o quinto em dois Athletibas). Ico empatou. Sano marcou o quarto do Athletico e decretou a virada.

As arquibancadas do Caldeirão já eram o palco de um verdadeiro delírio coletivo. Mas o show continuou. Ico marcou o quinto. E para encerrar um triunfo categórico do conjunto vermelho e preto, Boluca fechou o escore: Athletico 6, Coritiba 3.

“Provando ser um clube dotado de grande fibra e coração, o Athletico não se intimidou pelos dois gols relâmpagos obtidos pelo contendor e, mesmo com a vantagem deste no marcador, pois sem perder a personalidade, foi buscar uma vitória recebida pela sua torcida com demonstrações de entusiasmo”, descreveu o “Diário da Tarde”.

Um triunfo com a cara do Furacão, para comemorar 30 anos de história!

Na história: Athletico Paranaense 6×3 Coritiba
Torneio João Todeschini: 6ª rodada
Data: 27/03/1954
Local: Estádio Joaquim Américo
Árbitro: Vitor Marcassa

Athletico Paranaense: Silas (Ivan); Damião e Cesquim; Belfare, Betine (Guará) e Ubirajara; Boluca, Sano, Lobato, Juve (Ico) e Erádio
Técnico: Osvaldo Costa
Gols: Sano (2), Erádio, Ico (2) e Boluca

Coritiba: Hamilton; Fedato e Araújo; Márcio, Merlin e Bequinha; Rosinha (Periquito), Miltinho, Max, Evo e Renatinho (Vizzoli)
Técnico: Nuno Fernandes
Gols: Max (2) e Periquito

Comentários

Skip to content