Clube
Há 18 anos, Atlético Paranaense inaugurava a primeira Arena do Brasil
24 de junho de 1999. Uma data que sempre estará marcada na história do Rubro-Negro e do futebol brasileiro. Neste dia, o Atlético Paranaense inaugurava o estádio mais moderno da América Latina, a primeira Arena do Brasil.
As obras começaram em dezembro de 1997. O projeto, ousado e inovador, foi acompanhado de perto pelos atleticanos, no Mirante. Durante 18 meses de trabalhos, os rubro-negros viram a evolução e a transformação do Clube.
A inauguração, em 24 de junho de 1999, orgulhou e emocionou todos os atleticanos, seja no estádio ou através da televisão. O primeiro jogo foi diante do Cerro Porteño, do Paraguai.
O evento contou com shows pirotécnico e de luzes. O hino do Clube foi entoado pela cantora Andréa Chrys, acompanhado por 30 mil vozes atleticanas. Após as festividades, o Atlético Paranaense entrou em campo para enfrentar a equipe paraguaia.
O jogo inaugural terminou com vitória atleticana por 2 a 1. O atacante Lucas abriu o placar e marcou o nome na história do estádio e do Clube. O time paraguaio empatou no início do segundo tempo, com o brasileiro Gauchinho. Mas a vitória veio aos 47 minutos. O lateral-esquerdo Vanin acertou um lindo chute cruzado e garantiu a estreia com o pé direito.
Relembre, abaixo, a ficha técnica do jogo de inauguração da fase 1999-2011 do estádio atleticano:
Atlético Paranaense 2×1 Cerro Porteño [Paraguai]
Amistoso internacional – 24/06/1999
Atlético Paranaense: Flávio; Luisinho Netto (Alberto), Marcão (Douglas), Gustavo e Vanin; Clóvis, Renato (Kléber), Ricardo Miranda (Sidney) e Adriano; Lucas e Kelly (Kleberson).
Técnico: Antonio Clemente
Cerro Porteño: Bombadilla; Recaldi (Escobar), Peralta, Denise e Aguillera; Bianco, Cohener, Roman (Sara) e Jorge Campos (Gómez); Gauchinho (Fernandez) e Cabañas (Dominguez).
Técnico: Carlos Baez
Gols: Lucas, aos 13' do 1º (Atlético Paranaense); Gauchinho, aos 7' do 2º (Cerro Porteño); Vanin, aos 47' do 2º T (Atlético Paranaense)