Clube

Há 85 anos, Furacão derrotava o rival no histórico “Atletiba da Gripe”

Créditos: Reprodução Diário da Tarde / Acervo da Biblioteca Pública do Paraná

Um dos jogos mais emblemáticos da história do Atlético Paranaense completa 85 anos nesta segunda-feira (21). No dia 21 de maio de 1933, o Rubro-Negro venceu o Coritiba por 2 a 1, na casa do rival, em uma jornada épica, que ficou conhecida como o “Atletiba da Gripe”.

Era a primeira partida da temporada de 1933. Dias antes, um surto de gripe acometeu a maior parte dos jogadores atleticanos. O Clube pediu à Federação o adiamento do clássico. Foi atendido, desde que o adversário concordasse. Mas o Coritiba não concordou. Antevendo a possibilidade de uma vitória fácil, o rival exigiu o cumprimento da tabela.

Segundo relatos da época, o artilheiro Marreco tinha febre. O goleiro Alberto sentia dores por todo o corpo. O grande zagueiro Zanetti parecia magro e enfraquecido. Era visível o estado debilitado da maioria dos atleticanos.

Diante do quadro, a diretoria estava disposta a abrir mão dos pontos. Mas os jogadores rubro-negros não concordaram. Mesmo gripados, entrariam em campo e fariam o possível. No gramado, a camisa rubro-negra parecia dar aos atletas a energia que faltava.

Na base da superação, Raul Rosa marcou o primeiro gol atleticano. A reação adversária veio com o empate, instantes depois. O Coritiba passou a dominar as ações, mas o Rubro-Negro se segurava.

Até que foi marcada uma falta na entrada da área. Marreco foi para a cobrança e mandou uma bomba: Atlético Paranaense de novo na frente! E assim ficou até o apito final. No dia seguinte, todos os jornais destacaram a vitória da raça atleticana.

Na história: Coritiba 1×2 Atlético Paranaense
Campeonato Paranaense 1933: Primeira rodada
Data: 21/05/1933
Local: Estádio Belfort Duarte, em Curitiba
Árbitro: Athayde Santos

Coritiba: Esmanhotto; Anjolillo e Pizzatto; Guarany, Ninho e Contim; Laudelino (Cuka), Levoratto, Emílio, Pizzatinho e Érico.
Gol: Levoratto

Atlético Paranaense: Alberto; Zanetti e Normando; Canoco, Falcine e Cid; Levorattinho (Naná), Marreco, Raul Rosa, Mimi e Firmino.
Gols: Raul Rosa e Marreco

Comentários