Notícia

Hoje é no Pituaçu! Você sabe em quais estádios o CAP já atuou na Bahia?

Adoramos reencontros! E nesta quinta-feira (24), teremos mais um bem legal! Depois de sete anos, a equipe principal do Athletico Paranaense volta a atuar no Estádio Pituaçu. Tradicional e simpática praça esportiva da zona leste de Salvador, capital baiana.

O desafio do Furacão é contra o Bahia. Um duelo que vale ao Rubro-Negro a manutenção da liderança isolada do Campeonato Brasileiro! Jogão que começa às 21h30 e terá cobertura completa aqui do athletico.com.br e do Furacão Live.

E antes de a bola rolar logo mais à noite, queremos saber se você está por dentro do jogo. E nossa pergunta de hoje é a seguinte: você tem ideia de quantos estádios o time principal athleticano já visitou em jogos na Bahia?

Nós temos. E vamos contar pra você agora! Se liga!

FONTE NOVA
Nome oficial: Itaipava Arena Fonte Nova
Localização: Bairro Nazaré, em Salvador.
Sim, você já ouviu falar muito da Fonte Nova. Inaugurado em 1951, foi durante décadas a principal referência do futebol baiano e casa da Seleção Brasileira em jogos oficiais e amistosos.

Transformou-se na Arena Fonte Nova em 2013. Também foi sede da Copa do Mudo de 2014 aqui no Brasil. É o estádio que mais recebeu jogos do Athletico Paranaense em toda a Bahia.

Atuamos na Fonte Nova em 22 partidas. Estivemos em campo por duelos válidos pela CONMEBOL Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Ah, e todos eles contra a dupla Ba-Vi. Dezessete jogos contra o Tricolor de Aço e outros cinco contra o Leão.

Um dos nossos jogos mais marcantes na Fonte Nova foi a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa CONMEBOL Sul-Americana de 2018.

BARRADÃO
Nome oficial: Estádio Manoel Barradas
Localização: Bairro Canabrava, em Salvador.
Você tem razão. Nunca foi fácil enfrentar o Vitória no Estádio Barradão, em Salvador. O time rubro-negro da capital baiana é o proprietário do estádio, que já recebeu jogos do Athletico Paranaense em 14 oportunidades desde que a praça esportiva foi inaugurada em 1986. Todos os jogos nossos ali foram contra o Vitória.

Atuamos no Barradão pela Copa do Brasil, Brasileiro e Brasileiro Série B. E vivemos dias marcantes também. Como nossa vitória por 4 a 2 em dezembro de 2001, no nosso caminho para a conquista do Brasileirão. Que jogaço!

Ah, também estamos invictos desde 2016 no Barradão. Nos últimos dois jogos ali, foram dois triunfos nossos.

Algum jogo nosso no Barradão foi marcante pra você? Contra pra gente qual é!

PITUAÇU
Nome oficial: Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos
Localização: Bairro Pituaçu, em Salvador.
Eis que chegamos ao estádio do nosso jogo de logo mais à noite, que vai receber uma partida da equipe principal do Athletico Paranaense pela terceira vez na história.

Inaugurado em 1979. Reformado e reinaugurado em 2009. O Estádio Pituaçu recebeu o Furacão pela primeira vez só em abril de 2011 – empate em 1 a 1 com o Bahia pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil.

Voltamos em 2014, no Brasileiro Série A daquele ano. E este é o jogo que escolhemos como o mais empolgante do CAP no Pituaçu até aqui. [Eu também. O editor] .

O Vitória vencia por dois gols de vantagem até os 33 minutos da etapa final. Mas o Furacão não desistiu do jogo. Foi para cima e conquistou o empate nos minutos finais da partida.

CAMPO DA GRAÇA
Nome oficial: Estádio Artur Moraes
Localização: Bairro da Graça, em Salvador [estádio extinto]
O “Campo da Graça” foi principal templo do futebol baiano entre os Anos 1920 e 1950. Localizado em uma região nobre de Salvador, até hoje é lembrado como um dos grandes pontos de encontro da sociedade local. Claro, além de palco de grandes craques do futebol baiano e nacional.

Foi demolido em 1970, quando a região da esquina da Rua Catharina Paraguassu com a Avenida Euclides da Cunha deu lugar a empreendimentos residenciais e comerciais.

Sim, o CAP também esteve lá com um dos seus grandes quadros! Foi em 1950, em três amistosos. Dois contra o Bahia e um contra o Vitória entre 2 e 9 de abril daquele ano.

ESTÁDIO CARNEIRÃO
Nome oficial: Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro
Localização: Alagoinhas (BA)
Partiu interior? Então bora relembrar que o Rubro-Negro fez um único jogo na cidade Alagoinhas (108Km de Salvador), no Agreste baiano.

Foi em 2 de dezembro de 1990. Um jogo bastante emocionante, que ajudou muito o Athletico Paranaense a terminar o quadrangular na liderança e ficar com a vaga na Série A do Brasileiro de 1991.

O time mandante abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Mas André e Carlinhos empataram para o Furacão, que somou mais um ponto rumo ao acesso.

ESTÁDIO JOIA DA PRINCESA
Nome oficial: Estádio Alberto Oliveira
Localização: Feira de Santana (BA)
Seguimos na estrada e vamos terminar nossa viagem no Centro-Norte da Bahia, em Feira de Santana – também distante cerca de 100Km de Salvador.

Atuamos uma vez no Estádio Joia da Princesa, inaugurado em 1953 e que recebe até hoje partidas do Fluminense de Feira de Santana, Bahia de Feira, Feirense e Palmeiras do Nordeste.

Mas quem resolveu mandar jogo lá contra nós foi o soteropolitano Vitória, em 9 de junho de 2013 pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Jogo movimentado, com cinco gols. Mas que acabou com vitória do time da capital baiana por 3 a 2.


O atacante Ederson encara a marcação do Vitória na partida no Joia da Princesa, em 2013

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br Arquivo
Vídeos: Athletico Paranaense no YouTube e vídeos disponíveis na internet

Comentários

Skip to content