Clube

Inauguração da Arena da Baixada completa 22 anos

Créditos: Nilo Biazzetto Neto

O dia 24 de junho é uma data especial na história do Athletico Paranaense. Em 1999, na noite de uma quarta-feira, começou uma nova era na história do Furacão. O antigo Estádio Joaquim Américo renascia, na forma da Arena mais moderna da América Latina.

Foram 18 meses de espera desde que, no início de 1997, o velho Caldeirão foi desmontado. Durante um ano e meio, a torcida rubro-negra acompanhou cada detalhe da construção. E tudo o que aconteceu naquela noite especial compensou cada segundo.

O primeiro espetáculo aconteceu assim que os portões foram abertos. Não houve athleticano que não tenha se emocionado com a imponência e a modernidade da nova casa rubro-negra. O próprio estádio dava o seu grande show.

Mas houve muito mais. A fantástica cerimônia inaugural. Os lances do jogo entre Athletico e Cerro Porteño. A primeira explosão do novo Caldeirão com o gol de Lucas. A tensão com o empate dos paraguaios. O chute sobrenatural de Vanin que garantiu a vitória.

A emoção só aumentou quando o árbitro Ivo Tadeu Scatolla soou o apito inicial e a bola começou a rolar. Foram 13 minutos até a primeira explosão. Luisinho Netto cruzou e Lucas colocou o seu nome na história: 1 a 0 para o Furacão!

O Cerro Porteño mostrou que não seria um simples figurante do espetáculo e chegou ao empate aos 7’ do segundo tempo, com um gol do atacante Gauchinho. Era o ingrediente que faltava para colocar um pouco de drama na noite épica.

Ao gol adversário, a torcida athleticana respondeu com o seu espetáculo habitual, mas amplificado pela força do novo Caldeirão. Em campo, os jogadores retribuíram com a mítica raça rubro-negra em sua intensidade máxima.

A recompensa final veio aos 47’. O lateral Vanin recebeu pela esquerda e, de fora da área, soltou um fantástico chute cruzado, cheio de feito, que encobriu o goleiro adversário e entrou na gaveta! Vitória do Athletico por 2 a 1!

A noite perfeita estava completa.

Athletico Paranaense 2×1 Cerro Porteño
Amistoso Internacional – Inauguração da Arena
Data: 24/06/1999
Local: Estádio Joaquim Américo
Árbitro: Ivo Tadeu Scatolla (PR)

Athletico Paranaense: Flávio; Luisinho Netto (Alberto), Marcão (Douglas), Gustavo e Vanin; Clóvis, Renato (Kléber), Ricardo Miranda (Sidney) e Adriano; Lucas e Kelly (Kleberson)
Técnico: Antonio Clemente
Gols: Lucas, aos 13’ do 1º tempo; e Vanin, aos 47’ do 2º tempo

Cerro Porteño: Bombadilla; Recaldi (Escobar), Peralta, Denise e Aguillera; Blanco, Cohener, Román (Sara) e Jorge Campos (Gómez); Gauchinho (Fernández) e Cabañas (Domínguez)
Técnico: Carlos Baez
Gol: Gauchinho, aos 7’ do 2º tempo

Comentários

Skip to content