Time
Invicto na Venezuela, Athletico jogará no país pela quarta vez
O Athletico estará em campo nesta quarta-feira (8) para mais um desafio internacional. Contra o Rayo Zuliano, pela CONMEBOL Sudamericana, o Furacão volta à Venezuela, em busca da classificação para as oitavas de final.
Esta será a quarta vez que o Rubro-Negro jogará no país, contra o terceiro adversário diferente. E o time athleticano está invicto em campos venezuelanos – foram duas vitórias e um empate, em jogos pela CONMEBOL Sudamericana e CONMEBOL Libertadores.
Palco inédito
Pela primeira vez, o Athletico vai atuar no Estádio Olímpico Nacional Brígido Iriarte, em Caracas. O estádio foi inaugurado em 1933, com o nome de Estádio Nacional El Paraíso.
Em 1983, o estádio foi reformado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Na ocasião, recebeu seu nome, em homenagem a um renomado atleta do país, que competiu internacionalmente em diversas modalidades, com destaque no salto com vara. No mesmo ano, também recebeu partidas da Copa América.
Em 2023, o estádio foi reaberto após uma nova reforma e, no início deste ano, recebeu a fase final do Torneio Pré-Olímpico de Futebol. Atualmente, tem capacidade para 10 mil expectadores.
O Rayo Zuliano é da cidade de Maracaibo, mas manda seus jogos internacionais na capital, devido às exigências do regulamento da CONMEBOL Sudamericana. O estádio da partida desta quarta (8) normalmente recebe as partidas do Atlético Venezuela, Estudiantes de Caracas e Deportivo Miranda.
Histórico positivo
Os três jogos anteriores do Furacão na Venezuela também foram realizados em Caracas, mas no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela (UCV).
A primeira partida do Rubro-Negro no país foi disputada no dia 19 de setembro de 2018. Na campanha que terminou com o primeiro título do Furacão na CONMEBOL Sudamericana, o time athleticano venceu o Caracas por 2 a 0, na primeira partida das oitavas de final.
O Furacão voltou a jogar na Venezuela no caminho para o bicampeonato, no dia 11 de maio de 2021. Desta vez, o adversário foi o Metropolitanos, que foi superado pelo placar de 1 a 0, na segunda rodada da fase de grupos.
A terceira partida no país foi pela CONMEBOL Libertadores, no dia 5 de abril de 2022. Desta vez, um empate em 0 a 0, novamente contra o Caracas.
FURACÃO NA VENEZUELA
19/09/2018 – Caracas 0x2 Athletico – CONMEBOL Sudamericana
11/05/2021 – Metropolitanos 0x1 Athletico – CONMEBOL Sudamericana
05/04/2022 – Caracas 0x0 Athletico – CONMEBOL Libertadores
Comentários