Time

Kelly relembra estreia na Conmebol Libertadores de 2000 e revela sentimento para o torneio deste ano

Kelly em ação pelo Rubro-Negro em 2008. Créditos: Arquivo/Site Oficial

O Athletico Paranaense se prepara para a estreia na Conmebol Libertadores 2019. O primeiro jogo do Furacão no torneio será na próxima terça-feira (5), às 21h30, diante do Tolima. A partida acontece no Estádio Manuel Murillo Toro, na cidade de Ibagué, na Colômbia.

Há 19 anos, o Rubro-Negro fazia os primeiros jogos da história do Clube na Conmebol Libertadores. Após vencer a Seletiva, em 1999, o Athletico Paranaense ficou no Grupo 1 do torneio continental, ao lado de Alianza Lima [Peru], Emelec [Equador] e Nacional [Uruguai].

No dia 16 de fevereiro de 2000, “El Paranaense” começou a caminhada na Conmebol Libertadores. A equipe comandada pelo técnico Vadão foi até o Peru e aplicou uma goleada no Alianza Lima: 3 a 0. Os gols foram marcados por Luisinho Netto, Lucas e Kelly.

Kelly, que naquele ano viveu a emoção de poder atuar pela primeira vez na competição, agora vive uma sensação parecida. Atual auxiliar técnico da equipe principal do Furacão, o profissional tenta passar um pouco da experiência adquirida nos anos como jogador.

“A expectativa é muito grande. Estou junto com os atletas e a Libertadores é o campeonato mais importante para nós neste ano. É um pouco diferente por não estar dentro do campo, mas posso passar a experiência que vivenciei para esses atletas do atual elenco”, revelou.

Naquela estreia de 2000, Kelly foi responsável por fechar a goleada. Após passe de Lucas, o meia dominou e tocou na saída do goleiro. “Fomos lá para ganhar, mas o comportamento da equipe nos surpreendeu positivamente. Era um time jovem, com alguns jogadores mais experientes. Sabíamos das dificuldades e tivemos um jogo muito bom. Fizemos 3 a 0 e foi um marco na história do Clube”, relembrou.

Além da vitória na estreia, o Furacão venceu outros quatro jogos e empatou outro, terminando a fase de grupos invicto e com a segunda melhor campanha. Nas oitavas de final, derrotou o Atlético Mineiro em casa, mas acabou eliminado nos pênaltis.

“Foi um clima muito especial. Tivemos a oportunidade de disputar a Seletiva em 99 e conquistamos o título. Então, a expectativa era muito grande. Era a primeira Libertadores do Clube e também de 90% daquele elenco. Foi uma mobilização muito boa. Infelizmente, não conseguimos avançar ainda mais”, contou Kelly, que foi um dos artilheiros da equipe no torneio, com quatro gols.

Em uma nova estreia fora de casa, o profissional ressaltou a importância de trazer um bom resultado. “Pelo tempo de preparação que tivemos, estrear bem faz toda a diferença, como foi em 2000. Por sermos campeões da Sul-Americana, as equipes estão mais atentas. E o Athletico já está em um cenário diferente daquela primeira Libertadores. Então, será um jogo muito importante para a sequência”, concluiu Kelly.

Comentários