Clube

Na história: Há 16 anos, Furacão vencia o São Caetano em casa e colocava a mão na taça

Neste sábado (16), um dos jogos mais importantes da história do Atlético Paranaense completa 16 anos. No Caldeirão lotado, o Rubro-Negro entrava em campo para disputar sua primeira final de Campeonato Brasileiro.
E o primeiro confronto diante do São Caetano não poderia ter um resultado melhor para os atleticanos. No duelo em que colocou frente a frente as duas melhores equipes da competição, o Furacão fez 4 a 2 e colocou uma mão na taça do Brasileirão.
No dia 16 de dezembro daquele ano, o Caldeirão atleticano recebeu um público de 31.700 pessoas, que viram um show nas arquibancadas e em campo, com três gols de Alex Mineiro e um de Ilan. O resultado abriu o caminho para a conquista do Campeonato Brasileiro, confirmada uma semana depois, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP).
O jogo
Empurrado pela torcida e com a confiança de quem vinha sendo invencível em casa, o Furacão foi ao ataque e abriu o placar logo aos quatro minutos do primeiro tempo. O atacante Ilan, que substituía o suspenso Kléber Pereira, fintou a marcação paulista na área e com um toque sutil fez o Caldeirão explodir de felicidade. 1 a 0 para o Rubro-Negro!
Mas o São Caetano não se abateu e conseguiu a virada. Mancini, em cobrança de falta, igualou o marcador aos 31 minutos do primeiro tempo. Em outra falta, aos oito minutos da segunda etapa, Marcos Paulo aproveitou a sobra na área atleticana e marcou o segundo. 2 a 1 para os visitantes.
Foi então que brilhou novamente a estrela de Alex Mineiro, o artilheiro das finais do Brasileirão de 2001. Dois minutos depois do gol do São Caetano, o camisa 9 recebeu passe de Alessandro e tocou na saída de Sílvio Luiz para deixar tudo igual. 2 a 2!
Aos 35 minutos, veio o terceiro gol do Furacão. Alex Mineiro tocou para Souza, que devolveu de calcanhar. O artilheiro passou no meio de dois marcadores e, cara a cara com Sílvio Luiz, balançou as redes pela segunda vez, fazendo a alegria do torcedor!
O quarto gol veio já nos acréscimos, aos 47 minutos. Adriano sofreu pênalti e coube a Alex Mineiro a cobrança. O atacante foi para a bola, bateu no canto e fechou a vitória histórica do Furacão. 4 a 2 e vantagem garantida para o duelo em São Caetano do Sul (SP)!
Na história: Atlético Paranaense 4×2 São Caetano
Campeonato Brasileiro de 2001: Final – Primeiro jogo
Data: 16/12/2001 [domingo]
Local: Arena da Baixada [Curitiba]
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Atlético Paranaense: Flávio; Rogério Corrêa, Nem e Gustavo; Alessandro, Cocito, Adriano, Kléberson e Fabiano (Igor); Ilan (Souza) e Alex Mineiro.
Técnico: Geninho.
Gols: Ilan, aos 4’ do 1º tempo; Alex Mineiro, aos 10’, 35’ e 47’ do 2º tempo
São Caetano: Sílvio Luiz; Mancini, Daniel, Dininho e Marcos Paulo; Simão, Serginho, Adãozinho e Magrão; Esquerdinha e Anaílson (Müller).
Técnico: Jair Picerni.
Gols: Mancini, aos 31’ do 1º tempo; Marcos Paulo, aos 8’ do 2º tempo
Skip to content