Clube

Na história: Há 17 anos, Furacão conquistava o título do Campeonato Brasileiro

Créditos: Fabio Wosniak/Site Oficial

No último dia 12, o Athletico Paranaense colocou na galeria de troféus o primeiro título continental da história. O Furacão superou o Junior Barranquilla, da Colômbia, e garantiu a Conmebol Sul-Americana 2018. A data com certeza ficará na memória de todos os torcedores.

Mas há 17 anos, um outro grupo rubro-negro levantava a taça e garantia o nome na história do Clube para sempre. No dia 23 de dezembro de 2001, o Furacão derrotou o São Caetano, por 1 a 0, tornou-se o primeiro Campeão Brasileiro do Século 21 e colocou a data na agenda de todos os rubro-negros.

O jogo
O duelo em São Caetano do Sul (SP) coroou uma campanha épica do Athletico Paranaense. Antes de chegar à final, o Rubro-Negro terminou a primeira fase na segunda posição, entre 28 times, atrás apenas do próprio Azulão. Nas quartas de final, superou o São Paulo. E na semifinal, despachou o Fluminense.

O primeiro duelo decisivo foi um dos jogos mais emocionantes da história do Estádio Joaquim Américo. Após sair na frente e sofrer a virada, o Furacão deu a volta por cima e conseguiu a vitória por 4 a 2.

No confronto final, o Estádio Anacleto Campanella foi invadido por uma multidão de vermelho e preto. E a alegria suprema aconteceu aos 21 minutos do segundo tempo.

Kléber Pereira dominou no meio de campo e abriu na esquerda para Fabiano, que avançou e bateu cruzado. O goleiro Silvio Luiz rebateu e a bola foi parar onde deveria: nos pés de Alex Mineiro! Alex já havia marcado sete gols nas três partidas anteriores. Mas ainda faltava o oitavo.

O gol começou a festa do Furacão em São Caetano do Sul (SP), em Curitiba (PR) e em todos os cantos com algum rubro-negro ligado no jogo.

Além de levantar o troféu, com os resultados da fase final, o Rubro-Negro superou o São Caetano também na classificação geral do campeonato. Era, incontestavelmente, o melhor time do país!

Ficha técnica: São Caetano 0x1 Atlético Paranaense
Campeonato Brasileiro de 2001: Final – Segundo jogo
Data: 23/12/2001 [domingo]
Local: Estádio Anacleto Campanella [São Caetano do Sul]
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
São Caetano: Silvio Luiz; Mancine, Daniel, Dininho e Marcos Paulo (Müller); Simão, Serginho (Bechara), Adãozinho e Esquerdinha (Marlon); Anaílson e Magrão.
Técnico: Jair Picerni.
Atlético Paranaense: Flávio; Alessandro, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa (Igor) e Fabiano; Cocito (Pires), Kleberson e Adriano; Kléber (Souza) e Alex Mineiro.
Técnico: Geninho.
Gol: Alex Mineiro, aos 21’ do 2º tempo

A reprodução das fotos é proibida, salvo prévia autorização por escrito do CAP.

Comentários