Clube
Novo memorial celebra identidade do povo paranaense
Curitiba ganhou um novo espaço para celebrar a arte e a cultura da nossa gente: o Memorial Paranista, inaugurado na última sexta-feira (14), no Parque São Lourenço.
Além de cem obras do escultor João Turin, o local exalta as criações e a memória de grandes artistas paranaenses, fundamentais para a identidade do nosso povo.
O Athletico Paranaense também é parte desse contexto. O Rubro-Negro de Curitiba foi fundado em meio à eclosão do “Movimento Paranista”.
Entre as décadas de 1920 e 1930, artistas e intelectuais se uniram para criar uma identidade regional, incentivando o sentimento de pertencimento a nosso estado.
A criação do Athletico se dá nesse contexto e, ao longo de quase um século, o clube se tornou uma das principais expressões culturais paranaenses.
Por isso, o Memorial Paranista também exalta a história desse contexto que levou ao surgimento do clube esportivo mais popular do estado do Paraná.
O complexo cultural de 6 mil metros quadrados alia arte, turismo, meio ambiente e lazer. Dentro desse espaço está o Jardim das Esculturas, o maior do gênero no Brasil, e um centro cultural com teatro, salas de exposições, ateliê e o Liceu das Artes.
Além de João Turin, o local celebra grandes expoentes do “Movimento Paranista”, como o compositor Brasílio Itiberê, o maestro Bento Mossurunga, o pintor Alfredo Anderssen, o escritor Dario Veloso, o historiador Romário Martins, entre outros.
Através de sua obra, eles divulgaram o nome e a cultura do estado do Paraná por todo o Brasil e pelo mundo.
Essa também é a missão do Athletico Paranaense. Por isso, celebramos o surgimento desse espaço, que já surge como um novo símbolo de Curitiba.
Comentários