Time
O Furacão em quartas de final de CONMEBOL Sul-Americana; Relembre 3 grandes momentos!
Quartas de final de CONMEBOL Sul-Americana. Aí vamos nós! Aliás, esta é a quarta vez que o Athletico Paranaense disputa este estágio da competição. E olha que a busca pelo bicampeonato traz uma boa notícia aos rubro-negros. Afinal, sempre que o jogo da volta foi em Curitiba, o Furacão foi quem avançou na competição.
O desafio em 2021 é contra a LDU, do Equador. Primeiro jogo na altitude de Quito, a partir das 19h15 [Horário de Brasília] desta quinta-feira (12), no Estádio Rodrigo Paz Delgado. Jogo da volta na quinta-feira (19) seguinte, no Estádio Joaquim Américo, no mesmo horário. E como você já sabe, ambos os duelos com cobertura completa aqui pelo athletico.com.br, pelo Furacão Live e pelas redes sociais oficiais do Furacão.
E aí, você está lembrado das três participações nossas em quartas de final de CONMEBOL Sul-Americana? Estava no estádio em alguma delas? Relembre com a agente três grandes momentos deste estágio da competição!
Furacão soberano em 2006
O futebol athleticano já era sensação no continente após chegar à decisão da CONMEBOL Libertadores de 2005. Seguiu empolgando as Américas também em 2006. Desta vez, na CONMEBOL Sul-Americana.
E o time rubro-negro mandou bem demais naquela edição. Depois de eliminar o River Plate, da Argentina, na fase anterior, o Furacão chegou com moral para o desafio contra o Nacional, do Uruguai.
E o nível de exibição rubro-negra continuou em alto nível com duas grandes vitórias sobre o time de Montevidéu. A segunda partida no Estádio Joaquim Américo, então: simplesmente inesquecível.
Goleada por 4 a 1 com aquele golaço do meia-atacante Marcos Aurélio após passe de letra de Dênis Marques. Certamente, o gol mais bonito daquela CONMEBOL Sul-Americana.
CONMEBOL Sul-Americana de 2006
Quartas de Final
19/10/2006: Nacional-URU 1×2 Athletico Paranaense
25/10/2006: Athletico Paranaense 4×1 Nacional-URU
O Athletico Paranaense na CONMEBOL Sul-Americana de 2006
ARENA IMPRESSIONA PARAGUAIOS
O Athletico Paranaense chegava invicto às quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2015. Venceu o jogo de ida no Joaquim Américo, mas acabou deixando a vaga na semifinal escapar no saldo de gols após o revés no jogo de volta Paraguai – uma partida em que os paranaenses contestaram muito a arbitragem.
Mas a verdade é que o grande destaque daquelas quartas de final nem ficou muito para o que aconteceu dentro de campo, e sim pela imponência do Estádio Joaquim Américo. A arena athleticana simplesmente encantou os paraguaios, que marcaram grande presença no estádio.
O volante rubro-negro Hernani disputa a bola com a marcação paraguaia
E se você estava no Joaquim Américo nesse dia, vai se lembrar bem. Fora do estádio, uma chuva torrencial que inclusive alagou várias regiões de Curitiba. Dentro da arena, tudo perfeito. E o jogo transcorreu sem qualquer problema. Clique aqui e reveja os gols.
Ainda antes mesmo de a bola rolar, eficiência e beleza do teto retrátil e das instalações do Joaquim Américo repercutiam muito no país vizinho. Foram elogiadas pelo adversário, torcedores e crítica esportiva de lá. Um dos mais acessados daquele país, o portal de notícias ABC não economizou elogios ao Caldeirão em uma matéria a respeito da casa rubro-negra aqui.
Torcida paraguaia no setor visitante do Estádio Joaquim Américo. Estádio impressionou visitantes
CONMEBOL Sul-Americana de 2015
Quartas de Final
21/10/2015: Athletico Paranaense 1×0 Sportivo Luqueño-PAR
28/10/2015: Sportivo Luqueño-PAR 2×0 Athletico Paranaense
Fortes emoções no caminho para o título de 2018
O caminho para a conquista do nosso título de 2018 da CONMEBOL Sul-Americana esteve longe de ser fácil. Não apenas pela decisão épica com o Júnior Barranquila, da Colômbia. Mas também pelo duríssimo confronto com o Bahia naquelas quartas de final.
Árbitro consulta o VAR no jogo de ida na Arena Fonte Nova contra o Bahia pela Sul-Americana 2018
Sim, aquela disputa com os tricolores baianos foi inesquecível. O Athletico Paranaense conquistou uma importante vitória no jogo de ida na Arena Fonte Nova. Passo importante à classificação. Mas o Bahia conseguiu devolver a derrota e pôr fim a uma invencibilidade de quase quatro meses do Rubro-Negro no Joaquim Américo no jogo da volta.
Fim de jogo. Disputa de pênaltis. Momento tenso. Mas aí prevaleceu a competência dos batedores athleticanos e do goleiro Santos, que defendeu uma das cobranças na vitória por 4 a 1 nas penalidades.
O goleiro Santos comemora a defesa que fez na disputa de pênaltis
CONMEBOL Sul-Americana de 2018
Quartas de Final
24/10/2018: Bahia 0x1 Athletico Paranaense
31/10/2018: Athletico Paranaense 0x1 Bahia | Pênaltis: 4×1
Fotos:
José Tramontin/athletico.com.br 20-07-2021
Miguel Locatelli/athletico.com.br 24 e 31-10-2018
Gustavo Oliveira/athletico.com.br 21-10-2015
Roberto Souza/athletico.com.br 25-10-2006
Comentários