Time
O goleiro Santos está novamente em casa!

Um dos jogadores mais vitoriosos da história do Athletico Paranaense está de volta ao CAT Caju. O goleiro Santos assinou contrato por empréstimo com o Rubro-Negro e vestirá novamente a camisa athleticana, agora com o número 23.
O piá do Caju retorna para casa quase três anos depois de encerrar a primeira passagem pelo clube. Trajetória que o consagrou como um ídolo da torcida rubro-negra.
Peça fundamental em conquistas inesquecíveis, como a Copa do Brasil e as duas taças da CONMEBOL Sudamericana, Santos agora tem o objetivo de recolocar o Furacão no caminho das vitórias.
“O sentimento é de gratidão por poder retornar e de muita felicidade por vestir novamente esta camisa. Para mim, é uma honra”, diz o goleiro. “A decisão foi muito fácil de ser tomada, por estar voltando para a minha casa”, completa.
Experiência em um ano de reconstrução
Hoje com 34 anos, Santos entende o papel de referência dentro do elenco rubro-negro em um ano de reconstrução. E espera contribuir ao máximo com os objetivos do clube, dentro ou fora das quatro linhas.
“Acredito que o meu jeito de ser vai contribuir”, ressalta. “Eu acredito muito na atitude, que neste momento (do clube) faz a diferença. Um jovem olhar para o lado e ver o que eu, com um pouco mais de experiência, estou fazendo”, completa.
O camisa 23 resume o pensamento que precisa acompanhar o elenco durante a atual temporada.
“Acredito muito no que está sendo feito dentro do clube, a reformulação. Cada jogo, cada campeonato, tem a sua dificuldade. Cada um que passar por esses portões tem que chegar e falar: ‘eu quero ser campeão paranaense, eu quero recolocar o Athletico na Primeira Divisão’”, destaca.
Sete títulos e quase 300 partidas
Santos retoma uma história que começou a construir em abril de 2008, quando chegou ao CAT Caju para as Categorias de Formação.
Em 2010, o ainda jovem goleiro foi integrado ao elenco principal. A estreia aconteceu no ano seguinte, em uma partida diante do Flamengo, válida pela CONMEBOL Sudamericana.
Mas a titularidade absoluta veio anos depois.
Em 2018, ele assumiu a meta rubro-negra para escrever o seu nome na história athleticana. Protagonista em diversas decisões por pênaltis, Santos foi fundamental nas grandes conquistas da CONMEBOL Sudamericana 2018, Copa do Brasil 2019 e CONMEBOL Sudamericana 2021.
Também levantou a taça do Campeonato Paranaense três vezes e foi campeão com o Athletico no Japão.
Os sete títulos o colocam como um dos maiores vencedores da história do Furacão – o também goleiro Flávio, líder do ranking, tem oito conquistas.
Também com a camisa athleticana, Santos foi convocado para a Seleção Brasileira. E conquistou a medalha de ouro com o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021.
No total, o goleiro acumula a experiência de 268 jogos pelo Rubro-Negro, com 120 vitórias, 68 empates e 80 derrotas.
SANTOS
Nome completo: Aderbar Melo dos Santos Neto
Posição: Goleiro
Data de nascimento: 17/03/1990 (34 anos)
Cidade em que nasceu: Cabaceiras (PB)
Número da camisa: 23
Clubes como profissional:
2025: Athletico Paranaense
2024: Fortaleza
2022 – 2023: Flamengo
2011 – 2022: Athletico Paranaense
Títulos:
2024: Copa do Nordeste
2022: CONMEBOL Libertadores
2022: Copa do Brasil
2021: CONMEBOL Sudamericana
2021: Jogos Olímpicos de Tóquio
2020: Campeonato Paranaense
2019: Copa do Brasil
2019: Levain Cup
2018: CONMEBOL Sudamericana
2018: Campeonato Paranaense
2016: Campeonato Paranaense
Fotos: José Tramontin/athletico.com.br
Comentários