Time
Relembre cinco vitórias históricas contra o São Paulo!
O Athletico enfrentará o São Paulo no próximo domingo (17), em mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O jogo está marcado para as 16h, no Joaquim Américo.
Para o Furacão, o desafio é dar sequência à grande campanha no segundo turno e ganhar mais posições na tabela. Já o adversário tentará se recuperar após duas derrotas, para seguir na liderança da competição.
E enfrentar o Athletico em Curitiba sempre foi uma tarefa ingrata para o time paulista. Ao longo dos anos, foram vários os confrontos decisivos e partidas marcantes, com ampla vantagem para o Rubro-Negro.
Relembre cinco grandes vitórias athleticanas, com mando de campo rubro-negro, que ficaram marcadas na história:
04/05/1983 – Athletico 2×1 São Paulo
O Couto Pereira foi o palco do primeiro duelo pelas quartas de final do Brasileirão. O Furacão saiu na frente com Detti chutando de fora da área, em uma bola que Waldir Peres desviou, mas não conseguiu evitar o gol. O São Paulo empatou com Renato. E ainda no primeiro tempo, o Athletico fez o segundo. Capitão chutou e a bola bateu no braço de Heriberto. Washington bateu o pênalti e guardou. O Rubro-Negro ainda venceria o jogo de volta por 1 a 0, no Morumbi, garantindo a classificação.
Athletico Paranaense 2×1 São Paulo
Campeonato Brasileiro 1983: Quartas de final – jogo de ida
Data: 04/05/1983
Local: Estádio Couto Pereira
Athletico Paranaense: Roberto Costa; Sotter, Flávio, Oliveira e Sérgio Moura; Detti, Assis e Nivaldo; Capitão, Washington e Abel (Ivair)
Técnico: Hélio Alves
Gols: Detti, aos 20’, e Washington, aos 45’ do primeiro tempo
São Paulo: Waldir Peres; Luis Gustavo (Paulo), Gassen, Dario Pereyra e Nelsinho; Almir, Renato e Heriberto; Agnaldo (Sidney), Careca e Zé Sérgio
Técnico: José Poy
Gol: Renato, aos 37’ do primeiro tempo
14/10/1999 – Athletico 4×1 São Paulo
No primeiro confronto na Arena, o São Paulo foi atropelado pelo Furacão. A goleada começou com um passe de letra de Sandoval para Lucas, que bateu de primeira. No contra-ataque, Adriano marcou o segundo. O São Paulo descontou com um gol contra, mas a reação parou por aí. Em grande jogada de Lucas, Kelly fez o terceiro. E Alberto passou por dois zagueiros antes de tocar para Lucas fechar a conta.
Athletico Paranaense 4×1 São Paulo
Campeonato Brasileiro 1999: Primeira fase – 21ª rodada
Data: 14/10/1999
Local: Estádio Joaquim Américo
Athletico Paranaense: Flávio; Alberto, Leonardo, Gustavo e Luizinho Netto; Fabiano (Marcus Vinícius), Cocito, Sandoval (Kleberson) e Adriano; Kelly (Jorginho) e Kléber
Técnico: Oswaldo Alvarez
Gols: Lucas, aos 44’ do primeiro tempo; Adriano, aos 8’; Kelly, aos 20’, e Lucas, aos 42’ do segundo tempo
São Paulo: Paulo Sérgio; Márcio Santos, Edmilson e Nem; Carlos Miguel (Jacques), Wilson (Fabiano), Souza, Marcelinho Paraíba (Raí) e Fábio Aurélio; Sandro Hiroshi e França
Técnico: Paulo César Carpegiani
Gol: Luizinho Netto (contra), aos 17’ do segundo tempo
05/12/2001 – Athletico 2×1 São Paulo
Quartas de final do Brasileirão. Mesmo com a grande campanha do Furacão na primeira fase, a imprensa nacional apontava o favoritismo do São Paulo de Rogério Ceni, Júlio Baptista e Kaká. Mas quem brilhou foi o infernal ataque rubro-negro. No primeiro tempo, Adriano partiu pra cima da defesa, ganhou a jogada na raça e tocou para Alex Mineiro, que rolou para Kléber estufar a rede. Na etapa final, o São Paulo empatou de pênalti. Mas em uma grande arrancada, Gustavo tabelou com Adriano e bateu. Rogério defendeu, mas o rebote sobrou para o iluminado Alex Mineiro
Athletico Paranaense 2×1 São Paulo
Campeonato Brasileiro 2001: Quartas de final
Data: 05/12/2001
Local: Estádio Joaquim Américo
Athletico Paranaense: Flávio; Gustavo, Nem e Rogério Corrêa; Alessandro, Cocito (Pires), Kleberson, Adriano e Fabiano; Alex Mineiro e Kléber (Leonardo)
Técnico: Geninho
Gols: Kléber, aos 28’ do primeiro tempo; Alex Mineiro, aos 35’ do segundo tempo
São Paulo: Rogério Ceni; Belletti, Júlio Santos, Emerson e Gustavo Nery; Fábio Simplício, Adriano, Júlio Baptista e Kaká (Leonardo); França e Dill (Sandro Hiroshi)
Técnico: Nelsinho Baptista
Gol: Adriano, aos 22’ do segundo tempo
20/08/2005 – Athletico 4×2 São Paulo
Não foi à toa que a final da CONMEBOL Libertadores de 2005 não aconteceu no Caldeirão. No primeiro duelo após a decisão continental, o Athletico passou por cima do time paulista. Eles saíram na frente com um gol de Christian. O empate veio em uma cobrança de falta de Jancarlos, que Alan Bahia desviou de cabeça. Um pênalti sofrido por Alan Bahia e cobrado por Ferreira decretou a virada. Após passe de Jancarlos, Ferreira fez o terceiro. E Jancarlos deixou a defesa tricolor atordoada antes de marcar o quarto. No final, Amoroso cavou um pênalti e descontou, mas já era tarde. Goleada do Furacão!
Athletico Paranaense 4×2 São Paulo
Campeonato Brasileiro 2005: 21ª rodada
Data: 20/08/2005
Local: Estádio Joaquim Américo
Athletico Paranaense: Diego; Danilo, Paulo André e Douglas; Jancarlos, Alan Bahia, Evandro (Ricardinho), Fabrício (Caetano) (André Rocha) e Marcão; Finazzi e Ferreira
Técnico: Antônio Lopes
Gols: Alan Bahia, aos 42’ do primeiro tempo; Ferreira, aos 7’ e aos 12’, e Jancarlos, aos 43’ do segundo tempo
São Paulo: Rogério Ceni; Edcarlos, Lugano e Alex; Souza (Thiago Ribeiro), Mineiro, Richarlyson, Danilo e Júnior; Amoroso e Christian (Leandro Bomfim)
Técnico: Paulo Autuori
Gols: Christian, aos 30’ primeiro tempo; Amoroso, aos 47’ do segundo tempo
10/11/2013 – Athletico 3×0 São Paulo
O Furacão fazia grande campanha no Brasileiro e o São Paulo foi mais uma vítima. O primeiro gol da Vila Capanema foi uma pintura. Ederson disparou pela esquerda e cruzou para Marcelo, que matou no peito e mandou um sem pulo que deixou Rogério Ceni sem reação. Depois, Luiz Alberto ampliou de cabeça após escanteio batido por Paulo Baier. E Marcelo fez a assistência para o artilheiro Ederson encerrar a contagem.
Athletico Paranaense 3×0 São Paulo
Campeonato Brasileiro 2013: 33ª rodada
Data: 10/11/2013
Horário: 17h
Local: Estádio Durival Britto e Silva
Athletico Paranaense: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Bruno Silva (Deivid), João Paulo, Everton e Paulo Baier; Marcelo (Dellatorre) e Ederson (Ciro)
Técnico: Vagner Mancini
Gols: Marcelo, aos 12’, e Luiz Alberto, aos 26’ do primeiro tempo; Ederson, aos 12’ do segundo tempo
São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson (Osvaldo), Maicon (Wellington), Douglas e Ganso; Ademilson e Aloísio (Welliton)
Técnico: Muricy Ramalho
Comentários