Time

Revelação do futebol chileno, Luciano Arriagada reforça o Athletico Paranaense

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Uma das grandes revelações do futebol chileno agora reforça o Athletico. Estamos falando do atacante Luciano Arriagada, jovem de 20 anos de idade, revelado pelo Colo-Colo, e que já traz no currículo passagem pela seleção principal do Chile.

Jogador que não se esquece de valorizar as suas raízes, firmadas desde o começo de vida no interior do Chile. Mas que também declara um grande afeto pelo Brasil.

“Sempre fui um homem que gosta de grandes desafios. E quando surgiu a oportunidade de vir ao Athletico Paranaense, não pensei duas vezes”, conta Luciano Arriagada. “Eu me sinto muito identificado com o Brasil, pela alegria e forma como jogam futebol. Tinha um sonho de jogar bem no Chile e depois vir para cá. Por isso, estou muito feliz por estar aqui e pronto para fazer parte desta família que é o Furacão”, destaca.

O contrato do atacante com o clube vai até o final de 2025. Ele vestirá a camisa número 32.

Origem

Luciano Arriagada nasceu em Lota, cidade de pouco mais de 40 mil habitantes na província de Concepción, no centro-sul do Chile. Povoado muito conhecido e importante na mineração chilena, com a exploração do carvão.

“Lota é uma cidade muito humilde, de gente trabalhadora. Valores que sempre levo para onde vou”, orgulha-se Arriagada, sobre a terra natal. “Não basta ter talento. Você sempre será recompensado se trabalhar muito. E assim tenho feito. É por isso que hoje estou aqui no Athletico Paranaense”, continua.

Quando tinha cinco anos de idade, Luciano seguiu com a família para viver na capital nacional, Santiago. A habilidade com o futebol era evidente. E com nove anos de idade, já vestia a camisa do Colo-Colo. Aos 15 anos, já participava de treinos com o time principal. Aos 17 anos, assinou o primeiro contrato profissional.

“Foram dez anos da minha vida no Colo-Colo, clube que me formou e que deu minha alma como jogador”, agradece Arriagada. “Sou um jogador que ama o futebol. E quando defendo minha equipe, faço isso da melhor maneira possível. Dou o melhor de mim sempre. É isso que tento transmitir também aos meus companheiros, aos torcedores”, destaca ele quanto ao que pretende mostrar agora no Furacão.

O objetivo agora no Athletico Paranaense

Como todo jovem, Luciano Arriagada tem muitos sonhos. Fazer história no Athletico e jogar bem diante da torcida rubro-negra passam agora a ser alguns deles. Consequentemente, fazer sucesso no futebol brasileiro.

“Vi muitos vídeos da torcida do Athletico e fiquei impressionado”, declara Arriagada. “Imagino que vai ser um momento muito especial quando eu tiver a oportunidade de jogar diante deles. Por isso, estou muito ansioso em poder treinar, poder trabalhar ao lado dos meus companheiros e tão logo estar pronto para poder dar alegria a todos eles”, espera.

Mas mesmo agora em um lugar em que sempre quis estar, Luciano Arriagada nunca se esquece de suas origens. Uma delas, conseguir êxito aqui no Furacão para poder ter a oportunidade de voltar a defender a seleção principal chilena. Depois de ficar fora do Mundial de 2022, a partir deste ano o Chile volta a buscar uma vaga em uma Copa do Mundo da FIFA.

“Conquistar muitas coisas com a Seleção Chilena é um dos meus sonhos. É por isso que estou aqui. Por isso também que aceitei este desafio no Athletico Paranaense”, afirma Arriagada. “Creio que aqui no Athletico Paranaense vou melhorar muito, vou aprender muito. Vou crescer muito como jogador. Qualquer jogador sonha com sua seleção. E obviamente, este é também um dos grandes sonhos da minha carreira”, encerra.

LUCIANO ARRIAGADA
Posição: Atacante
Número da camisa: 32
Nome completo: Luciano Daniel Arriagada Garcia
Data de nascimento: 30 de abril de 2002 (20 anos)
Cidade em que nasceu: Lota (Chile)
Altura: 1,84m
Dominância: destro

Carreira

Luciano Arriagada é formado nas divisões de base do Colo-Colo, clube no qual ingressou aos 9 anos de idade. Aos 17 anos, assinou o primeiro contrato como atleta profissional. Com o Colo-Colo, também disputou a CONMEBOL Libertadores Sub-20 de 2018 e 2020. Passou ainda por todas as seleções de base do Chile. Com o Chile Sub-15, atuou no CONMEBOL Sul-Americano de 2017.

A primeira partida oficial pela equipe principal do Colo-Colo foi em 2 de fevereiro de 2020, durante Campeonato Chileno. Foi campeão da Taça do Chile (2021), da Supercopa do Chile (2022) e do Campeonato Chileno (2022).

Disputou a CONMEBOL Copa América de 2021 pela seleção principal do Chile. O torneio de seleções foi realizado no Brasil. Atuou em uma partida, empate em 1 a 1 com o Uruguai, na Arena Pantanal, em 21 de junho.

Clubes como profissional
2023: Athletico Paranaense
2022: Colo-Colo
2021: Colo-Colo
2020: Colo-Colo

Títulos por equipes
2022: Campeonato Chileno
2022: Supercopa do Chile
2021: Copa do Chile

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários

Skip to content