Time
Sete curiosidades sobre as estreias do Furacão na CONMEBOL Libertadores
Faltam três dias para a estreia rubro-negra na CONMEBOL Libertadores 2020! O primeiro adversário deste ano será o Peñarol, às 21h30 de terça-feira (3), no Joaquim Américo.
O Athletico disputará o maior torneio do continente pela sétima vez. Você lembra das outras seis estreias?
Separamos algumas curiosidades que envolvem os “debuts” do Furacão na CONMEBOL Libertadores:
1) Maior vitória fora de casa
O primeiro jogo na CONMEBOL Libertadores foi também a maior vitória do Furacão fora de casa na competição. Luisinho Netto, Lucas e Kelly marcaram no triunfo por 3 a 0 sobre o Alianza Lima, em 16 de fevereiro de 2000.
2) Time de estreantes
Em 2000, o jogo de estreia no Peru foi a primeira partida internacional de praticamente todo o grupo do Furacão. Apenas o volante Luis Carlos Goiano e o meia Silas já haviam entrado em campo pela competição.
3) Bomba do Marcão
O Athletico estreou na CONMEBOL Libertadores de 2005 com um empate na Colômbia, com o Independiente Medellín. O jogo ficou marcado pelo golaço de Marcão, em uma cobrança de falta do meio da rua! Dênis Marques também marcou e o placar ficou em 2 a 2.
4) Novidade no gol
O Furacão jogou em Medellín com o goleiro reserva. Tiago Cardoso substituiu Diego e defendeu um pênalti cobrado pelos donos da casa. Mas o Athletico sofreria o gol de empate aos 45’ do segundo tempo.
5) De novo em Lima
Em 2014, o Rubro-Negro foi novamente para Lima, para enfrentar o Sporting Cristal. Em um jogo com dois pênaltis (um contra e outro a favor), foi superado por 2 a 1. E as cobranças da marca da cal seriam mesmo decisivos para definir a classificação à terceira fase. No jogo de volta, em Curitiba, uma penalidade aos 53’ do segundo tempo deu a vitória ao Furacão pelo mesmo placar. E na disputa dos pênaltis e o Athletico esteve prestes a ser eliminado, mas conseguiu reverter a vantagem do adversário para ficar com a vaga em uma noite histórica.
6) O gol de Grafite
Outro time colombiano esteve no caminho do Furacão na estreia na CONMEBOL Libertadores de 2017: o Millonarios. No Caldeirão, Grafite marcou seu único gol com a camisa rubro-negra e o Athletico venceu por 1 a 0, na primeira partida da segunda fase eliminatória. Na sequência, conquistaria a classificação nos pênaltis, no estádio El Campín, em Bogotá.
7) Chave da cidade
Em 2019, o Furacão enfrentou uma maratona para chegar a Ibagué, na Colômbia, local da estreia contra o Tolima. Após o longo voo rumo a Bogotá, mais quatro horas de estrada. Mas a recepção dos colombianos compensou. Os integrantes da delegação rubro-negra foram declarados convidados de honra pelo prefeito e receberam as chaves da cidade. Em campo, 1 a 0 para a equipe local.
Fotos: Marco Oliveira e Miguel Locatelli/Site Oficial – Arquivo
Comentários