Resumo do jogo
Classificação com autoridade!
Copa do Brasil 2024
Terceira fase - Jogo de volta
A batalha pela Copa do Brasil continua! Na estreia do técnico Martín Varini, o Athletico passou sem sustos pelo Ypiranga, neste sábado (13). Vitória por 3 a 0 na Ligga Arena e classificação garantida para as oitavas de final.
Foi um triunfo com autoridade do Furacão. Fernandinho abriu o placar com um golaço, Julimar ampliou no início da segunda etapa e Di Yorio fechou a conta nos acréscimos.
O próximo adversário na Copa do Brasil será definido em sorteio. Agora, o Rubro-Negro se prepara para mais um confronto decisivo. Na quinta-feira (18), o duelo será contra o Cerro Porteño, no Paraguai, pela CONMEBOL Sudamericana.
Veja os melhores momentos do jogo
O Jogo
Do início ao fim, o Furacão se impôs na busca pelo resultado necessário para virar o placar do confronto. O Ypiranga havia levado a melhor em Erechim (RS), com um triunfo por 2 a 1, e só uma vitória por dois gols de vantagem garantia a classificação.
Para conquistar o objetivo, o Rubro-Negro apostou em uma postura tática diferente, com Esquivel formando uma linha de três defensores ao lado de Thiago Heleno e Kaique Rocha. Pela direita, Léo Godoy se juntava ao ataque, encurralando o adversário em seu campo.
A primeira chance apareceu logo aos 2′, em um chute de fora da área de Zapelli, que o goleiro desviou pra escanteio. Também na bola parada, Thiago Heleno tentou de cabeça. E Zapelli aproveitou uma sobra e arriscou novamente, desta vez por cima do gol.
Incansável nos avanços pelo lado esquerdo, Julimar limpou a marcação, bateu rasteiro e acertou a rede pelo lado de fora. Depois, em um lançamento de Bento, ele ficou com a bola após Pablo dividir com a defesa e bateu firme, para nova defesa do goleiro.
Mas foi em um golaço, aos 24′, que o Athletico abriu o placar. Esquivel bateu escanteio pela esquerda. A zaga afastou e a bola ficou com Zapelli, que tocou da direita para Fernandinho. Mesmo sem ângulo, o camisa 5 dominou e mandou um foguete direto para a rede!
Ainda na primeira etapa, Zapelli acionou Julimar, que disparou pela esquerda e cruzou rasteiro. Pablo dividiu com a defesa a bola sobrou para Zapelli, que bateu para fora. E aos 45′, Julimar partiu para cima da defesa e foi derrubado na área. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou o pênalti. Fernandinho bateu, mas o goleiro Alexander fez grande defesa.
O segundo gol só sairia após o intervalo, mas logo no primeiro minuto do segundo tempo. Esquivel recebeu pela esquerda e cruzou na área. Kaique Rocha ganhou a disputa com a zaga e Julimar ainda tocou de cabeça: 2 a 0!
O placar era suficiente para o Furacão avançar, mas o time rubro-negro seguiu em busca de mais um gol e sem dar chances ao Ypiranga. Após tabela com Fernandinho, Christian tocou para Zapelli, que passou pelo meio da defesa e bateu rasteiro. A bola saiu raspando a trave.
Fernandinho quase marcou mais um golaço, com uma bomba de fora da área. Cuello recebeu passe de Christian e bateu colocado, mas o goleiro espalmou. Léo Godoy levantou para Di Yorio, que cabeceou por cima do travessão.
O cronômetro já marcava 50′ quando saiu o terceiro. Cuello recebeu pela esquerda, avançou para a linha de fundo e cruzou na área. Desta vez, o chute de Di Yorio foi certeiro: 3 a 0 para o Furacão!
Ficha técnica: Athletico Paranaense 3×0 Ypiranga
Copa do Brasil 2024: Terceira fase – Jogo de volta
Data: 13/07/2024 (sábado)
Horário: 18h
Local: Ligga Arena
Público total: 23.052
Público pagante: 22.206
Renda: R$ 789.680,00
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Quarto árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Athletico Paranaense: Bento; Léo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho (João Cruz, aos 39′ do 2º tempo) e Zapelli (Gabriel, aos 27′ do 2º tempo); Christian (Madson, aos 39′ do 2º tempo), Pablo (Di Yorio, aos 17′ do 2º tempo) e Julimar (Cuello, aos 27′ do 2º tempo)
Técnico: Martín Varini
Gols: Fernandinho, aos 24′ do primeiro tempo; Julimar, a 1′, e Di Yorio, aos 50′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Zapelli e Fernandinho
Ypiranga: Alexander; Gedeílson, Fernando, Heitor (Mendonça, aos 4′ do 2º tempo) e Willian Gomes; Anderson Uchôa, Lucas Marques (Caio Mello, aos 10′ do 2º tempo) e Alisson Taddei (Amarildo, aos 30′ do 2º tempo); Matheus Anderson (Reifit, aos 10′ do 2º tempo), Edson Cariús (Zé Vitor, aos 30′ do 2º tempo) e Jhonatan Ribeiro
Técnico: Thiago Carvalho
Cartões amarelos: Heitor, Lucas Marques, Edson Cariús, Willian Gomes e Anderson Uchôa
Fotos: José Tramontin/athletico.com.br
4-3-3
- Léo Linck
- Mateo Gamarra
- Lucas Belezi
- Madson
- Fernando
- Gabriel
- João Cruz
- Riquelme
- Romeo Benítez
- Cuello
- Emersonn
- Lucas Di Yorio
- Técnico
- Martín Varini
Arbitragem
Árbitro:Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Auxiliares:Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Luiz Claudio Regazone (RJ)
Quarto árbitro:Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Público e Renda
Total:23.052
Pagante:22.206
Renda:R$ 789.680,00