Resumo do jogo
Golaço continental e Furacão nas oitavas!
CONMEBOL Libertadores 2023
Rodada 5
O Furacão está novamente entre os melhores do continente!
Pelo segundo ano consecutivo e pela sétima vez na história, o Athletico vai disputar o mata-mata decisivo da CONMEBOL Libertadores. Um golaço de Christian sacramentou a vitória de 1 a 0 sobre o Libertad, nesta terça-feira (6), e a classificação antecipada.
O chute de fora da área, aos 25' do segundo tempo, foi o fator de desequilíbrio em um jogo de muita pegada. E um presente para o camisa 88, que havia acabado de entrar em campo, completando 150 jogos com a camisa rubro-negra.
O Furacão é o líder isolado do Grupo G, com 10 pontos conquistados. Ainda resta uma partida na fase de grupos, contra o Alianza Lima, no dia 27 de junho, no Caldeirão. Depois, é aguardar pelo sorteio, no dia 21 de julho, para conhecer o adversário nas oitavas.
Veja os melhores momentos do jogo
O Jogo
A primeira etapa foi de muita disputa e poucas oportunidades de gol. Erick chutou com muito perigo de fora da área. Alex Santana também arriscou de longe e mandou pela linha de fundo. E Cuello exigiu uma grande defesa de Martín Silva.
Na segunda etapa, o Rubro-Negro cresceu de produção. Logo no início, Canobbio avançou pela direita e tocou para Vitor Roque, que ficou frente a frente com o goleiro e mandou por cima do travessão.
A tabela entre Canobbio e Vitor Roque se repetiu pouco depois. Em um contra-ataque, o uruguaio recebeu pelo meio, avançou com a bola dominada e acertou um passe certeiro para o centroavante, que bateu cruzado e por pouco não colocou a bola na rede.
Alex Santana também tentou de fora da área, exigindo mais uma boa intervenção do goleiro paraguaio.
E quando o Libertad conseguiu criar sua melhor oportunidade, apareceu São Bento, com mais uma defesa milagrosa. Em um cruzamento da esquerda, Enso González tentou de bicicleta. Mesmo encoberto, o goleiro rubro-negro voou e evitou o gol adversário.
Aos 24′, o técnico Paulo Turra mexeu no time, com as entradas de Christian e Thiago Andrade, nos lugares de Terans e Canobbio. E um minuto depois, saiu o gol da vitória.
Christian recebeu a bola na intermediária, pelo lado esquerdo. Com ela dominada, levou para o meio, encontrou o espaço e encheu o pé. Mesmo de muito longe, o chute foi certeiro. Bola junto ao pé da trave, longe do alcance de Martín Silva!
Na frente no placar, o Furacão seguiu criando chances. Vitor Bueno bateu falta de longe e o goleiro espalmou. Madson cabeceou e zaga salvou em cima da linha.
O Libertad conseguiu marcar aos 44′. Mas o atacante Villalba dominou com o braço antes de chutar e o gol foi anulado.
No final, Thiago Andrade ainda teve a oportunidade de anotar o segundo do Furacão, ao receber livre em um contra-ataque, mas Martín Silva fez a defesa.
Ficha técnica: Athletico Paranaense 1×0 Libertad
CONMEBOL Libertadores 2023: Grupo G – 5ª rodada
Data: 06/06/2023 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Estádio Joaquim Américo
Público total: 26.714
Público pagante: 25.279
Renda: R$ 786.800,00
Árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
Assistentes: José Antelo (Bolívia) e Edwar Saavedra (Bolívia)
Quarto árbitro: Dilio Rodriguez (Bolívia)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvajal (Chile)
Athletico Paranaense: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Erick, Alex Santana (Hugo Moura, aos 42′ do 2º tempo) e David Terans (Thiago Andrade, aos 24′ do 2º tempo); Canobbio (Christian, aos 24′ do 2º tempo), Vitor Roque (Rômulo, aos 37′ do 2º tempo) e Tomás Cuello (Vitor Bueno, no intervalo)
Técnico: Paulo Turra
Gol: Christian, aos 25′ do segundo tempo
Cartão amarelo: Alex Santana
Libertad: Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Alexander Barboza e Matías Espinoza; Lucas Sanabria (Alfio Oviedo, aos 42′ do 2º tempo), Álvaro Campuzano, Diego Gomez (Marcelo Fernández, aos 30′ do 2º tempo), Héctor Villalba e Enso González; Oscar Cardozo (Roque Santa Cruz, aos 30′ do 2º tempo)
Técnico: Daniel Garnero
Cartões amarelos: Matías Espinoza e Álvaro Campuzano
Fotos: José Tramontin/athletico.com.br
4-3-3
- Léo Linck
- Zé Ivaldo
- Kaique Rocha
- Khellven
- Hugo Moura
- Léo Cittadini
- Christian
- Vitor Bueno
- Marcelo Cirino
- Willian Bigode
- Thiago Andrade
- Rômulo
- Técnico
- Paulo Turra
Arbitragem
Árbitro:Gery Vargas (Bolívia)
Auxiliares:José Antelo (Bolívia)
Edwar Saavedra (Bolívia)
Quarto árbitro:Dilio Rodriguez (Bolívia)
Público e Renda
Total:26.714
Pagante:25.279
Renda:R$ 786.800,00