Resumo do jogo

O primeiro jogo sem os três pontos

CAP 1
CONMEBOL Sudamericana 2024
Rodada 5
2 DFC

O Athletico Paranaense tentou. Empurrou o Danubio para trás. Procurou o gol e a vitória do primeiro ao último minuto. Mas faltou talvez aquela inspiração necessária para traduzir a superioridade em outro grande triunfo em casa.

Deu Danubio na Ligga Arena.

Vitória do time uruguaio por 2 a 1 no encontro da noite desta quarta-feira (15), válido pela quinta rodada da fase de grupos da CONMEBOL Sudamericana. Primeira derrota athleticana na competição.

Gols de Ignacio Pintos e Sebastián Fernandez ainda no primeiro tempo para os visitantes. Já nos acréscimos da etapa final, Lucas Di Yorio fez o tento do Furacão.

O Rubro-Negro segue na liderança do Grupo E. Já está classificado. Com 12 pontos, precisa só de um empate na última rodada para ficar com a vaga direta às oitavas de final.

Sportivo Ameliano, do Paraguai, com 10 pontos, e Danubio, com 7 pontos, seguem na disputa. Rayo Zuliano, da Venezuela, ainda sem pontuar, já está eliminado.

A última rodada da chave é dia 30 de maio, às 19h no horário de Brasília. Athletico x Sportivo Ameliano na Ligga Arena. Danubio x Real Zuliano no Estádio Centenário, no Uruguai.

Veja os melhores momentos do jogo

O Jogo

Primeiro tempo de amplo domínio do Athletico Paranaense. O Rubro-Negro ficou praticamente o tempo todo com a bola dominada no campo do adversário. Enfileirou oportunidades com Bruno Zapelli, Pablo, Cuello e Mastriani.

O CAP era o dono do jogo – mais de 80% de posse de bola, o maior índice de um primeiro tempo de CONMEBOL Sudamericana dentre todas as partidas da fase de grupos deste ano até aqui. O gol e uma vitória tranquila pareciam uma questão de tempo. Não foi.

Aos 29 minutos, o lateral Ancheta veio com o Danubio para o ataque e conseguiu um bom cruzamento na direita. A bola chegou até Ignacio Pintos, que cabeceou no contrapé de Bento e abriu o placar.

Aos 42 minutos, segundo ataque uruguaio. E segundo gol. Lançamento longo de Matías González – ele estava quase lá da linha de grande área de defesa. A bola quicou, enganou a marcação athleticana e caiu nos pés de Sebastián Fernández. Com um toque, ele encobriu o arqueiro do Furacão e da Seleção Brasileira.

O segundo tempo veio com a esperança de uma virada. Ou pelo menos a expectativa de um empate. 

O Furacão se esforçou bastante. Cercava a área adversária, mas não conseguia furar o bloqueio do Danubio. Bem fechado lá atrás, o time uruguaio era esperto. Tentava ganhar todo o tempo do mundo.

Um cabeceio de Erick, aos 28 minutos. Um chute de Alex Santana, aos 29 minutos, foram as principais chances rubro-negras até o gol de Lucas Di Yorio, já aos 48 minutos da etapa final.

Ficha técnica: Athletico Paranaense 1×2 Danubio 
CONMEBOL Sudamericana: Grupo E – 5ª rodada
Data: 15/05/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h 
Local: Ligga Arena

Árbitro: Carlos Arturo Ortega Jaimes (Colômbia)
Assistente 01: David Alejandro Fuentes (Colômbia)
Assistente 02: Javier Leonardo Patiño Peralta (Colômbia)
Quarto árbitro: Robert Nicolas Cabrera Cantos (Equador)
VAR: Susana Nataly Corella Manzo (Equador)
AVAR 1: Edison Fernando Vasquez Oñate (Equador)

Público: 22.058 pagantes | 22.926 total
Renda: R$ 629.590,00

Athletico Paranaense: Bento; Léo Godoy (Alex Santana, no intervalo), Kaique Rocha, Mateo Gamarra (Christian, aos 12min do 2ºT) e Lucas Esquivel; Fernandinho. Erick, Tomás Cuello (Julimar, aos 12min do 2ºT) e Bruno Zapelli (Agustín Canobbio, no intervalo); Gonzalo Mastriani e Pablo (Lucas Di Yorio, aos 20min do 2ºT).
Técnico: Cuca
Gol: Lucas Di Yorio, aos 48min do 2ºT (1×2).
Cartões amarelos: Gonzalo Mastriani, aos 36min do 1ºT; Lucas Esquivel, aos 31min do 2ºT; Agustín Canobbio, aos 33min do 2ºT.

Danubio: Goicochea; Ancheta, González (Ferreira, no intervalo), Etchebarne, Fracchia e Tizón; Romero, Ignacio Pintos (Bueno, aos 39min do 2ºT) e Mateo Peralta; Gabriel Leyes (Facundo Silvestre, aos 26min do 2ºT) e Sebastián Fernandez.
Técnico: Alejandro Apud
Gols: Ignacio Pintos, aos 29min do 1ºT (0x1); Sebastián Fernández, aos 42min do 1ºT (0x2).
Cartão amarelo: Matías González, aos 43min do 1ºT; Goicochea, aos 13min do 2ºT; Tizón, aos 22min do 2ºT.

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

CAP DFC
18
Finalizações totais
7
5
Finalizações no gol
4
6
Chances reais
3
10
Escanteios
2
2
Impedimentos
1
637
Passes
182
86
Precisão de passes
63
78
Posse de bola
22
4-4-2
92
Pablo
9
Mastriani
10
Bruno Zapelli
28
Cuello
26
Erick
5
Fernandinho
37
Lucas Esquivel
15
Mateo Gamarra
4
Kaique Rocha
29
Leo Godoy
1
Bento
  • Leo Linck
  • Marcos André
  • Madson
  • Fernando
  • Felipinho
  • João Cruz
  • Alex Santana
  • Christian
  • Romeo Benítez
  • Canobbio
  • Julimar
  • Lucas Di Yorio
  • Técnico
  • Cuca

Arbitragem

Árbitro:

Carlos Arturo Ortega Jaimes (Colômbia)

Auxiliares:

David Alejandro Fuentes (Colômbia)

Javier Leonardo Patiño Peralta (Colômbia)

Quarto árbitro:

Robert Nicolas Cabrera Cantos (Equador)

Público e Renda

Total:

22.926

Pagante:

22.058

Renda:

R$ 629.590,00